PREPARE-SE para 2023: Saiba como precificar corretamente os produtos da cantina!

Essa é uma das dúvidas mais comuns que chegam até nós pelos nossos clientes e fazendo trabalho de pesquisa. A precificação dos produtos da cantina. É um item essencial da gestão do negócio e mais complexo do que alguns possam imaginar.

A ideia central e mais lógica é de que o preço deve assegurar que o negócio não tenha prejuízo. Isso é óbvio, mas o desafio que a precificação coloca para os gestores é quanto a margem de lucro.

Qual é razoável?

Pois não se pode perder de vista o poder aquisitivo da clientela, as alternativas que têm a disposição e a concorrência do entorno.

Errar a mão na hora de precificar os preços pode causar duas consequências nefastas para o negócio: o prejuízo ou o afastamento dos clientes (que também redunda em prejuízo).

Portanto, é necessário encontrar o equilíbrio, o que nem simples é fácil. Pelo contrário, costuma ser difícil. Mas não impossível.

Com as dicas que listaremos nos próximos tópicos, esperamos ajudá-lo a encontrar o equilíbrio necessário para acertar em cheio na precificação dos produtos de sua cantina.

Prossiga na leitura!

Comece pelos custos

Primeiro você deve ter certeza do seu gasto total para poder avaliar a margem de lucro. Para facilitar e evitar confusões ou esquecimento, recomendamos que separe uma lista dos custos e outra destinada às despesas.

Os custos se relacionam com o que você gasta para produzir os produtos que põe a venda. Isto abrange toda a matéria-prima, como frutas, ovos, farinha, leite, etc.

Liste todos os ingredientes a ser usados em cada lanche que for fazer e separe a quantidade que usará no preparo.

Por exemplo, suponhamos que sua cantina fará lanches de carne louca e o quilo esteja R$ 30. Se você for utilizar 300 gramas por lanche, divida o preço por 2 e você terá R$ 10.

Esse é o valor a ser acrescido no lanche. Faça essa conta para todos os ingredientes e você chegará ao preço de custo de cada produto.

Não se esqueça de incluir as despesas, como embalagens e mão de obra, e as variáveis como impostos, taxa de cartão de crédito, entre outros.

No caso de cantina, boa parte se refere ao quanto você paga aos seus fornecedores, pois muito dos produtos têm origem industrial.

Sobre as despesas

Quanto ao item despesas, aqui você deve incluir todos os gastos indiretos. Isto é, incluir a conta de luz, água, aluguel, marketing, salário dos funcionários, taxas de meios de pagamento, etc.

Liste todas as despesas, some com o total da lista de gastos e você terá quantificado o que necessita gastar para operacionalizar o negócio.

Sobre a margem de lucro

Se você tem uma cantina ativa, significa que tem receita. Pegue os custos e divida pela receita, depois multiplique por 100.

Exemplo: Digamos que tenha faturado em um mês R$ 40 mil e seus gastos foram R$ 28 mil.

28/40 x 100 = 70.

Ou seja, seu lucro foi de 70%.

Caso, sua cantina ainda esteja para iniciar atividades, o que lhe cabe é fazer uma projeção, estabelecer meta de receita e lucro.

Mas aí é que mora o perigo.

Como chegar a uma margem de lucro razoável?

O problema é você sonhar alto demais e para atingir o objetivo pesar demais na hora da precificação dos produtos da cantina.

Para encontrar o equilíbrio e alcançar uma precificação ideal para o seu negócio recomendamos que considere alguns aspectos que julgamos essenciais e faça determinados movimentos.

Considerações e ações que detalharemos logo mais. Prossiga na leitura!

Avalie o perfil socioeconômico dos frequentadores

Uma maneira de acertar na margem de lucro é avaliar o perfil socioeconômico dos frequentadores do local. Para tanto, uma boa medida é pesquisar os preços praticados na região.

Visite comércios do entorno da escola, faça comparações com outros lugares, avalie a infraestrutura do colégio. A internet é uma ótima aliada também para pesquisar preços sem precisar gastar muita energia e dinheiro.

Se possível, tente filtrar sua busca em estabelecimentos localizados em regiões com aspectos semelhantes ao da escola da sua cantina.

Isso te ajudará a entender o perfil dos frequentadores e a estipular uma precificação compatível à demanda disponível.

Investir em tecnologia pode aumentar sua produtividade e fortalecer sua marca

A sua margem de lucro pode aumentar sem precisar alterar a precificação de seus produtos se investir em recursos tecnológicos modernos adequados e assertivos para a gestão do seu negócio.

Um dos softwares de gestão mais populares no momento para cantinas de escola é o LancheCard.

Este software permite que a cantina receba pagamentos digitais, pedidos por aplicativos, enviar mensagens personalizadas, bloquear itens no cardápio e agendar hora e locais de entrega dos lanches.

O LancheCard ajuda a reduzir as filas em frente a cantina na hora do intervalo, aumentando a capacidade de atendimento e reduzindo também a inadimplência.

Com as carteiras digitais, os alunos pagam o lanche antecipadamente ou somente após quitar o gasto acumulado ao longo do mês.

Os pais dos alunos conseguem acessar o histórico de consumo dos filhos e bloquear itens do cardápio que considerem nocivos à saúde alimentar das crianças.

Tais recursos proporcionam mais eficiência e produtividade e uma ótima impressão para os pais, alunos e gestores da escola.

Com esses recursos diferenciados, a cantina tem condições de ampliar a sua margem de lucro sem promover aumentos ou aumentar um pouco sem causar enorme descontentamento. Afinal, está investindo em proporcionar melhorias e um atendimento de mais qualidade. Está investindo em entregar um serviço diferenciado da concorrência.

Gostou da ideia? Então saiba mais a respeito do software LancheCard. O programa surgiu durante o período mais agudo da pandemia para ajudar as escolas a reabrirem sem causar riscos aos alunos. Desde então não para de crescer!

O LancheCard está presente em cantinas de escolas de todas as regiões do Brasil.

Entre em contato para mais detalhes de uso e aquisição.

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