LancheCard e a promoção da segurança alimentar e nutricional
A LancheCard desde o seu princípio constituiu como um dos pilares de suas soluções digitais o incentivo a alimentação e nutrição de qualidade.
Mais do que introduzir as cantinas brasileiras as práticas e ferramentas de gestão modernas alinhadas ao avanço tecnológico do século XXI, nossa proposta busca inserir os cantineiros as demandas de nosso tempo.
Se no passado a preocupação com a qualidade nutricional dos alimentos comercializados em cantinas escolares era ínfima, hoje esse quadro se alterou completamente.
Hoje são mais conhecidos e difundidos os efeitos nocivos da alimentação inadequada quando estimulada desde a infância. Tal cultura favorece o desenvolvimento de doenças crônicas e problemas de autoestima.
O resultado disso foi um aumento expressivo de adultos desenvolvendo doenças crônicas e recorrendo ao serviço público de saúde, logo sobrecarregado.
Problema que acendeu um alerta nas autoridades que decidiram investir pesado em políticas de conscientização sobre a alimentação saudável.
Os meios de comunicação tiveram papel preponderante para divulgar os males da alimentação desregrada e educar a população sobre os benefícios de priorizar alimentos ricos nutricionalmente.
Contexto que propiciou o cenário atual de uma geração mais preocupada com a saúde do corpo e de sua alimentação cotidiana.
Preocupação que se estende aos pais que buscam incentivar os filhos a seguirem uma dieta saudável, visando uma vida adulta sadia e longe de transtornos precoces.
O que se percebe hoje é a instauração de um ciclo em marcha: as autoridades públicas receosas de um colapso do setor da saúde planejam e aplicam políticas públicas de alimentação saudável; influenciam pais a incentivarem as crianças a uma dieta saudável e as autoridades acabam sendo pressionadas pelos próprios pais a manter ou ampliar a promoção da segurança alimentar e nutricional.
Os impactos da mudança comportamental na escola
Os gestores escolares não foram somente expectadores da transformação comportamental despontadas nas últimas décadas. Eles também foram partícipes dessa revolução em curso e fortemente influenciados.
O papel da escola sempre foi o de ensinar os alunos não só os fundamentos das principais disciplinas do conhecimento, mas também o de estimular a cidadania e promover a qualidade de vida.
Ela exerce o papel natural de incentivar os alunos a optarem por alimentos valorosos nutricionalmente ao educar sobre a biologia de nossa estrutura orgânica e sua interação com os elementos da natureza.
Acresce, que professores e diretores não são seres apartados da sociedade. Eles também são influenciados por políticas públicas e comunicação massiva, assim como são mães e pães.
Outro ponto relevante a se considerar é que a escola, por ser um local fundamental para o desenvolvimento das crianças e um dos poucos em que elas exercem autonomia de escolhas, é um dos principais pontos de pressão por parte de pais e órgãos públicos.
Ora, não é uma flagrante contradição ensinar sobre a importância de uma alimentação saudável, mas comercializar em suas dependências alimentos extremamente nocivos à educação alimentar em longo prazo?
A influência sobre as cantinas escolares
É inevitável diante deste contexto que as cantinas escolares sejam pressionadas a dedicar atenção especial para opções mais saudáveis em seu cardápio.
A demanda por alimentação mais rica nutricionalmente e que valorize a qualidade de vida é respaldada pelos principais vetores que exercem influência em sua atividade: as autoridades públicas com poder de fiscalizar seu trabalho, os pais que financiam seus clientes e a escola que concede o uso do espaço para seu trabalho.
Um cantineiro que não demonstre estar alinhado as exigências da contemporaneidade no que concerne a alimentação das crianças nas escolas enfrenta dificuldades já no processo de seleção.
Todo cantineiro necessita enviar uma proposta para a administração da escola onde pretende abrir o seu comércio. Se não atender os critérios mínimos, objetivos e subjetivos, dos tomadores de decisão, é preterido por outro concorrente ou vetado.
A alimentação saudável certamente está inclusa nesses critérios, pois nenhum gestor escola pretende ser confrontado por uma contradição constrangedora, seja por pais, alunos, ou pela opinião pública, em geral.
Alimentação e nutrição adequadas são eixos estratégicos de políticas públicas
Vale destacar que o tema vai além de uma mera carta de intenções por parte do Estado brasileiro, visto que a alimentação e nutrição adequadas estão inclusas na Política Nacional de Promoção da Saúde e está pautada na Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Vários estados e municípios da federação contam com legislação específica sobre alimentos comercializados em cantinas escolares. Leis que definem quais são os mantimentos permitidos e proibidos de constar no cardápio da cantina.
O descumprimento pode render multas e outras punições tanto a escola quanto aos cantineiros.
Como a LancheCard atua para promover a segurança alimentar e nutricional no ambiente escolar?
Consciente sobre a necessidade de se adequar ao novo grau de exigência estabelecido pela mudança comportamental decorrente do necessário processo de conscientização nas últimas décadas, o sistema LancheCard desde sua concepção foi pensado para auxiliar cantineiros em se alinhar as novas demandas.
Foi com esse pensamento que elaboramos, por exemplo, a função de consulta ao histórico de consumo.
Pais e filhos compartilham o mesmo cadastro digital a ser registrado no nosso sistema. Acessando a conta com login e senha, os responsáveis do aluno pode consultar o seu histórico de consumo na cantina da escola para verificar o tipo de alimentação que está priorizando.
Além disso, o sistema LancheCard possibilita aos pais restringir o acesso dos filhos a itens do cardápio que considerem indesejáveis para o incentivo a uma alimentação saudável.
Essas são algumas das ações elaboradas pelo nosso sistema para conquistar a confiança dos pais e ajudar na promoção de uma educação alimentar sadia e perene.
É com enorme satisfação, orgulho e sensação de dever cumprido que constatamos que nossas soluções colaboram para o aumento da qualidade de atendimento das cantinas escolares em todas as regiões do país. Nosso software de gestão alavanca a satisfação de pais e gestores escolares quanto as possibilidades oferecidas pelos cantineiros.
Gostou deste conteúdo sobre a Lanchecard e seu papel na promoção da segurança alimentar e nutricional nas escolas? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e sua opinião são muito importantes para nós.