Como montar uma cantina na escola particular?

Surgiu uma oportunidade em uma escola particular e pensa seriamente em montar uma cantina? Aqui neste artigo trataremos de elencar os principais requisitos, recursos, investimento, estrutura, enfim, tudo que é necessário para você entrar no ramo.

Mais: ainda te forneceremos uma dica especial para se destacar no seu atendimento e na apresentação da proposta para a escola.

Saiba como montar uma cantina escolar nos próximos tópicos!

Sobre a proposta

Cantina escolar não é obrigatória em escola pública e particular. Logo, você precisa da aprovação dos gestores da escola para montar uma cantina em suas dependências internas.

Se a instituição particular estiver pré-disposta a abrigar uma cantina e anunciar o interesse, provável que enfrentará concorrência.

Nesse caso, sua proposta deverá ser mostra a mais vantajosa, não só do ponto de vista financeiro, mas também de qualidade (Daremos mais detalhes a respeito a seguir).

Se a escola não estiver pré-disposta, ou não enfrentar concorrência, a proposta deverá persuadir os gestores de seus benefícios.

O que deve constar na proposta para montar uma cantina?

A proposta deve informar o quanto à cantina está disposta a pagar de aluguel pelo espaço, seja um valor fixo, seja o percentual do lucro.

Mas um item fundamental que muitos cantineiros cometem o erro de diminuir sua importância é o cardápio.

Se engana quem pensa que os alimentos oferecidos em cantina é tudo igual. Pode até ser em muitos casos, mas isso não é mais bem apreciado ou ignorado pelos gestores escolares e pais dos alunos.

A mentalidade sobre o teor dos alimentos oferecidos as crianças mudou bastante nas últimas décadas.

Os pais de hoje são mais preocupados com a dieta dos filhos e em vários estados e municípios já foram aprovadas leis específicas sobre o que pode e não pode ser vendido em cantinas escolares.

Ou seja, os gestores das escolas estão sendo mais pressionados para se atentar sobre a saúde alimentar das crianças em seus centros de ensino. 

Pais e autoridades estão mais vigilantes e eles (gestores) ainda precisam lidar com a contradição flagrante de uma escola ensinar em sala de aula o valor e a importância de uma alimentação saudável, mas comercializar alimentos extremamente questionáveis do ponto de vista nutricional.

Neste sentido, o cantineiro que conseguir propor um cardápio que consiga aliar os alimentos permitidos e populares entre a criançada e opções saudáveis atrativas, tende a ganhar mais pontos e sair na dianteira da concorrência.

Por isso, pesquise se há uma legislação específica na sua cidade sobre venda de alimentos em cantina escolar e quais opções fitness podem oferecer.

Investimento para montar uma cantina escolar

Considere os valores a seguir como números aproximados. Pretendemos sempre atualizar nossos conteúdos, mas com a velocidade vertiginosa dos acontecimentos que marcam nosso tempo, esses números podem alterar.

Outro ponto a se considerar é que o investimento na construção de um refeitório escolar varia conforme o projeto e do tamanho do espaço a ser trabalhado.

É possível iniciar um projeto de montar uma cantina com investimento que varia entre 10 a 15 mil reais. Sem dúvida os equipamentos concentram a maioria dos custos, mas também é preciso separar uma fatia para o capital de giro e despesas com funcionários.

Os equipamentos para montar uma cantina escolar

Como dito, muito do investimento deverá ser destinado aos equipamentos. Eles são essenciais para a operacionalidade do negócio, visto que são eles que armazenam, refrigeram e dão  toque final para entregar o lanche aos alunos.

Priorize o investimento em equipamentos como fornos, freezers, micro-ondas, fogões, vitrines refrigeradas, geladeiras e outros eletros que considerar importantes.

Antes da compra, no entanto, não se esqueça de avaliar o tamanho do espaço disponível no refeitório da escola.

Além de verificar se há espaço para comportar todos os equipamentos que planeja, verifique também se haverá espaço para você e seus funcionários se movimentar pelo local.

Escolha de funcionários

Outro movimento importante e indispensável para montar uma cantina escolar é a escolha dos colaboradores. Eles são vitais para o sucesso do negócio, pois fornecem suporte para o preparo e atendimento da massa de alunos que uma só pessoa não consegue atender.

Os colaboradores devem saber trabalhar sob pressão, serem organizados, contar com uma excelente memória e saberem lidar com crianças e adolescentes. 

Interagir de modo leve e descontraído. Simpatia é fundamental para fidelizar o público e atrair mais clientes.

Por isso, dedique o tempo que for necessário para o processo de seleção e invista em treinamentos para manter sempre em alta a qualidade do atendimento.

Estude o seu público

Conhecer o seu público-alvo ajudará não só nas vendas, mas também na gestão de seu negócio.

Ter ciência de quais são os produtos com mais ou menos saída, quais que deverão entrar em alta é útil para planejar o estoque e os pedidos com os fornecedores, por exemplo.

Esse estudo é recomendável antes mesmo de enviar a proposta para a escola particular. Visite cantinas, pergunte aos jovens, pergunte quais lanches gostariam de consumir e não vendem na cantina da sua escola. Isso pode lhe ajudar com ideias, inclusive para lanches com pegada mais fitness que costuma agradar os gestores escolares.

Invista em um sistema de gestão para cantinas

Uma dica que pode fazer a diferença para a sua proposta é contar com os recursos especiais de um software de gestão.

Softwares de gestão são sistemas digitais que fornecem recursos modernos para agilizar o atendimento, facilitar os pedidos, formas de pagamento e ajudar em funções administrativas como a gestão de estoque.

Um desses softwares é o LancheCard.

Pelo programa, os clientes da cantina podem realizar pedidos pelo app, pagar por sistema eletrônico, agendar pedidos, consultar histórico de consumo e até bloquear acesso a itens do cardápio (recurso destinado aos pais dos alunos).

O sistema LancheCard ainda fornece números atualizados em tempo real sobre o estoque da cantina e sinalizam quando os produtos estão por acabar.

Com o sistema LancheCard, a cantina evita filas, aglomerações e reduz a inadimplência. Tecnologia e inovação que proporcionam soluções práticas que surpreende e impressiona pais, alunos e gestores.

Saiba mais sobre o programa aqui.

Gostou deste conteúdo sobre como montar uma cantina escolar em instituição privada? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.

Tags cantina da escolacantina de escolacantina de escola particularcantina escolacantina escolarcardapio cantina escolarcardapio de cantina escolarlanchecardlanches para vender na escolalanchonete escolar
Categoria(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *