Cantina escolar: o que servir no lanche, almoço e jantar?

Na dúvida para montar o cardápio de sua cantina escolar? Preparamos este artigo especial voltado para este tema. O que servir para criançada no café, almoço e na janta?

Já adiantamos: não basta apenas pesquisar entre os alunos. Também não se arrisque sendo utópico e preparando um cardápio para deixar qualquer nutricionista orgulhosa. Equilíbrio é a palavra que deve ter em mente.

Outra consideração: é de vital importância para montar o cardápio da cantina escolar entender a rotina dos alunos na instituição.

Sobre a rotina da escola

O mais básico é se informar sobre o tempo de intervalo que os alunos têm direito e a infraestrutura do colégio.

O padrão em escolas públicas são intervalos de 15 a 20 minutos para relaxar, se alimentar e bater papo com os colegas.

Considere ainda o grande volume de alunos a ocupar o pátio e a se dirigir a cantina. Simplesmente não há tempo hábil para uma refeição farta. Por isso, pratos mais elaborados, volumosos, para esse contexto não são viáveis e devem ser desconsiderados.

A ordem nesse caso é apostar na praticidade. Lanches de rápido preparo e consumo, assim como bebidas.

Instituições com uma carga horária mais extensa necessitam oferecer intervalos mais longos, de no mínimo 30 minutos. Tempo que já torna viável o preparo de lanches e sobremesas mais elaboradas.

Mas não se preocupe com refeições fartas. Você não terá essa obrigação, visto que é uma cantina escolar e não um restaurante. Ocorre ainda que escolas públicas são obrigadas por lei a fornecer alimentação (merenda) para os alunos.

Sobre o equilíbrio

É interessante e recomendável fazer uma pesquisa com os alunos sobre o que gostariam de consumir e também verificar o cardápio de outras cantinas. Os jovens serão seus clientes, portanto, é sensato agradá-los.

No entanto, a escola, como bem sabe, tem como função educar. Dentre as várias disciplinas que aborda com os alunos está a saúde. Educa sobre o corpo humano, doenças e suas causas. É inevitável que em algum momento aborde questões relacionadas à obesidade, diabete, colesterol, enfim, questões que tocam na temática alimentação saudável.

Não pega bem pra escola alguma destacar a importância de uma alimentação nutritiva e ter nas suas dependências uma cantina escolar que não dá a menor bola para essa questão. E isso certamente irá ocorrer se ouvir apenas os gostos dos alunos, visto que são presas fáceis das propagandas da indústria alimentícia.

Talvez esteja pensando: “Mas na minha época também ouvia dos professores sobre a importância da alimentação saudável e isso não se refletia no cardápio da cantina. Não pegava nada”.

Mas o mundo mudou

Hoje, os pais são muito mais vigilantes em relação à alimentação dos filhos e a preocupação com o bem-estar físico aumentou de maneira geral na sociedade, seja por questões de saúde ou estéticas.

O fato é que há uma vigilância maior. Há pais que fazem questão de conferir o cardápio da cantina escolar para decidir se banca o lanche dos filhos na escola ou prepara em casa.

As próprias escolas estão dando mais preferência a cantinas que ofereçam opções de alimentos mais saudáveis, seja pela questão ética, seja por estarem cientes do perfil dos pais e alunos que frequentam a instituição.

Portanto, deixamos como recomendação o equilíbrio. Não deixe de oferecer os alimentos mais pedidos pelos alunos que se encaixem na questão da praticidade, pois você precisa pagar as contas, mas não deixe de incluir alimentos saudáveis para evitar resistências.

Considere também que devido a mudanças comportamentais nas últimas décadas, aumentou o volume de alunos que optam espontaneamente por lanches naturais. Houve também um salto quanto à população vegetaria e vegana no Brasil em todas as faixas etárias.

Ou seja, oferecer pratos saudáveis não é apenas uma questão política, é uma estratégia comercialmente vantajosa.

Ideias para cardápio de cantina escolar

Não é necessário seguir a risca, até porque recomendamos uma pesquisa de campo e quanto mais personalidade, mais se destacará da concorrência. Mas alguns alimentos são previsíveis, seja pela popularidade, seja pela praticidade.

Os assados incluem-se nesta categoria e são ideais para o modelo de negócio. Os mais recorrentes em cantina escolar são:

  • Assados de frango (nuggets);
  • Carne magra (peito de peru, frango, presunto, carne bovina);
  • Queijo;
  • Torta de legumes;
  • Bolos salgados;
  • Esfihas.

Veja a seguir dicas de bebidas.

Bebidas

Quanto às bebidas, há uma resistência grande por parte de alguns pais quanto aos refrigerantes. Uma alternativa seria investir nas opções light, mas mesmo esses não passam pelo crivo dos pais e nem são muito populares entre as crianças.

Mas felizmente há outras opções atrativas aos alunos e agradam aos pais, como sucos naturais (polpa ou já preparados, porém com frutas) e alguns industriais como Del Valle e Manguary.

Vale também investir em iogurtes naturais ou com frutas. Um mercado que vem ganhando tração nos últimos anos e conquistado ao gosto de muitos jovens é o de chás.

Ainda considere as bebidas de soja com frutas.

Frutas

Já que mencionamos frutas, estas não podem faltar. Os pais fazem questão e os alunos também sentem faltam de complementar o lanche com uma fruta.

As mais populares são:

  • Frutas naturais e frescas, como pera, maçã, banana, laranja;
  • Frutas desidratadas em saquinhos.

Também tem saída salada de frutas.

Doces

Certamente doces estarão na lista de pedidos da criançada e isso não é um problema desde que tome cuidado para não priorizar apenas produtos industrializados.

Invista em bolos e tortas de cenoura e chocolates feitos com farinha integra. Não se esqueça que as frutas também adoçam a boca.

Evite!!!

Não são alimentos proibidos, mas é bom evitar que ganhem muito destaque na sua cantina escolar:

  • Frituras (salgadinhos comerciais, batata frita, salgados fritos);
  • Molhos prontos p/lanches;
  • Embutidos (presunto gordo, salame e copa);
  • Doces industrializados (balas, pirulitos, dropes, chicletes, etc.);
  • Refrigerantes.

Com essas dicas em mente, fazendo pesquisa de campo e dando um toque criativo, tem tudo para preparar um cardápio que agrade a todos, pais, alunos e a direção da escola.

Um app feito sob medida para sua cantina escolar!

Uma novidade que se está espalhando pelas cantinas de todo o Brasil é o app LancheCard. É um app desenvolvido especialmente para auxiliar os cantineiros a gerir o negócio, evitar aglomeração e acabar com a inadimplência.

Saiba mais sobre essa novidade!

Gostou deste conteúdo sobre o que servir na cantina escolar? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!

Tags cantina da escolacantina de escolacantina de escola particularcantina escolacantina escolarcardapio cantina escolarcardapio de cantina escolarlanchecardlanches para vender na escolalanchonete escolar
Categoria(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *