Como adaptar a cantina para volta às aulas presenciais

adaptar_cantina_volta_as_aulas

Adaptar a cantina para  a volta às aulas presenciais é um problemas que muitas escolas estão enfrentando agora, pois o novo coronavírus impactou o mundo todo, afetando todos os setores da vida social. Após permanecer fechadas por mais de 90 dias, as escolas começam a reabrir, trazendo a tona uma série de preocupações com os cuidados necessários para preservar a saúde dos alunos. 

Como não poderia ser diferente, a hora do lanche está  no topo dessa lista, pois as longas filas e aglomerações no balcão não  poderão mais existir.

Nesse artigo nós vamos mostrar algumas dicas e orientações das autoridades para sobre o que é  preciso para adaptar as cantinas escolares para a volta às aulas presenciais pós pandemia.

Se você ainda está planejando abrir uma cantina escolar, temos um artigo muito interessante sobre como montar uma cantina escolar

Considerando os fatores que atingem diretamente a educação, uma parte muito importante, principalmente para as escolas onde o público possui maiores necessidades, as cantinas escolares terão de se readaptar ao ritmo e ao novo padrão na volta das aulas presenciais.

São muitas as dicas para minimizar os riscos de contaminação, mas  a principal e mais efetiva é manter a distância entre o alunos. 

Destacaremos nesse artigo as orientações quanto à higiene e quanto ao distanciamento. E daremos ainda,  uma super dica, no final deste artigo, que vai te ajudar a manter o faturamento e a segurança para os alunos.

1. Para adaptar a cantina para a volta às aulas presenciais - Cuide da Higiene

Sãos muitas as informações que as mídias têm divulgado e todas elas são válidas. Vamos dividir esta seção em 3 seguimentos: Higiene dos alimentos, Higiene dos funcionários das cantinas e Higiene dos alunos.

1. Higiene dos Alimentos

Cuidar da limpeza dos alimentos e produtos é indispensável nesse momento, segue algumas dicas:

  1. Limpe com pano úmido com água sanitária todos os produtos aos recebê-los do seus fornecedor, atenção especial para pacotes de salgadinho, garrafas de suco e refrigerantes, latas afins.
  2. As frutas devem ter atenção especial e podem ser postas de molho em uma bacia com água e cloro em uma proporção de (10:1) por carca de 30 minutos
adaptar-cantina-limpeza-de-alimentos

2. Higiene dos funcionários

Não adianta muita coisa cuidar dos alimentos se quem os manipula estiver contaminando-os. Antes de lavar os alimentos, os funcionários responsáveis por este trabalho devem fazer a higienização completa das mãos. Água, sabão e técnicas para que a higiene seja completa fazem parte deste processo. Em seguida, o álcool em gel também é recomendado para que só assim se inicie de fato a lavagem dos alimentos. Esta preocupação deve ser contante por parte da equipe.

O uso de luvas também é recomendado especialmente para os caixas que estarão manipulando dinheiro. Uma dica muito importante também é orientar para que na hora do lanche o caixa não realize entrega de alimentos.

Outro ponto crucial é observar a saúde da equipe, funcionários com coriza ou demais sinais de síndromes gripais não podem acessar os espaços das cantinas.

3. Higiene dos Alunos

Esse é um dos pontos mais delicados, pois as crianças estarão eufóricas. Sem contar que algumas, pela pouca idade, às vezes não compreendem a importância e seriedade das ações tomadas. Cresce assim a relevância da orientação e fiscalização por parte dos adultos. A limpeza das mãos antes da refeição é indispensável e as cantinas devem prover meios para isso, seja com água e sabão, seja com álcool em gel.

2. Para adaptar a cantina para a volta às aulas presenciais - Mantenha o distanciamento

Sem dúvida nenhuma o distanciamento é a melhor e mais eficaz de todas as medidas para se evitar a contaminação. E deve ser o item mais observado para adaptar a sua cantina para a volta às aulas presenciais. Segue algumas dicas para isso:

  1. Faça marcações no chão indicando a posição dos alunos nas filas. Estabeleça distância de ao menos 1 m. Uso de fitas zebradas fazendo zig-zag é uma boa prática, se não houver muito espaço disponível.
  2. Converse com a escola pra revesar a hora do lanche entre as turmas. O ideal é que no máximo 30% do alunos estejam na cantina ao mesmo tempo
  3. Se possível entregue o lanche em sala de aula.

Super Dica

Sei que você deve estar muito preocupado em como adaptar a cantina para volta às aulas presenciais. O custo do investimento e as incertezas quanto ao faturamento também prejudicam. É por  isso que separamos para você essa super dica: O LancheCard.

 

Com LancheCard você receber pedidos pelo app, controla estoque e vendas e ainda recebe antes de vender com o cartão pré-pago, tudo  isso com seu celular.

O LancheCard é um sistema completo de gerenciamento específico para cantinas escolares. Com eles os pais vão poder agendar os pedidos lanche pelo aplicativo de celular. Então, imagina só: os pais escolhem o lanche na segurança de sua casa antecipadamente. Sua cantina já  inicia o dia sabendo quais produtos vai entregar aos alunos. Então sua equipe aproveita o horário que os alunos estão na aulas e fazem a separação do lanche. Na hora do recreio já está  tudo pronto, é  só entregar. Sem filas e aglomerações. E os pais se sentem mais seguros sabendo que seus filhos não enfrentarão aglomerações nas cantinas para lanchar. Tudo isso com baixo custo de investimento.

Com o LancheCard os alunos também podem fazer os pedidos na sala de aula pelo celular e quando chegam na cantina já está tudo pronto esperando por eles.

Nesse momento de dificuldades e incertezas conte com a LancheCard para adaptar cantina para a volta às aulas presenciais. 

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes para iniciar um chat pelo WhatsApp

×