5 dicas para manter a limpeza na sua cantina escolar
Manter a limpeza na sua cantina escolar, além de ser um critério legal, também impacta no faturamento do negócio. Afinal, nenhum pai vai gostar de saber que o local onde seu filho faz suas refeições não é higiênico, não é verdade?
Embora seja um requisito básico e fundamental, manter a cantina limpa é um desafio – ainda mais quando há muito movimento.
Neste post, vamos te passar 5 dicas para manter a limpeza na sua cantina escolar.
Leia com bastante atenção!
1. Estabeleça protocolos de limpeza na sua cantina
O primeiro passo para ter uma cantina limpa é, justamente, estabelecer protocolos de limpeza. No caso, é fundamental não deixar restos de comida à mostra, assim como limpar os locais de alimentação.
Ter um colaborador apenas para realizar a limpeza do local pode ser uma excelente ideia – ainda mais em cantinas grandes. Afinal, quanto mais rápido uma mesa estiver limpa, mais cedo poderá ser ocupada.
Esta dica está relacionada com a “sujeira visível” de sua cantina, a qual deve ser extinta.
2. Fomente boas práticas de higiene entre os funcionários
Por ser um trabalho que envolve alimentos, é vital trabalhar com boas práticas de higiene entre os funcionários.
Isso significa tanto exigências na higiene pessoal quanto no tratamento dos instrumentos de cozinha.
Cabelo amarrado, unhas cortadas e limpas, máscara e demais cuidados são imprescindíveis. Já na cozinha, vale higienizar cada instrumento cuidadosamente, assim como evitar usar um utensílio para mais de uma função
Tenha muito cuidado na hora de higienizar o material de cozinha: restos de comida grudados podem acarretar intoxicações!
3. Observe as regras do novo normal
Em conformidade com o “novo normal”, seu estabelecimento deve oferecer álcool em gel. Da mesma forma, todos da cantina precisam fazer uso desse produto antes, durante e depois do trabalho.
Deixar um frasco de álcool em gel para os alunos também é essencial. Instrua o pessoal a usar esse produto, visando manter a segurança de todos.
Tome cuidado com aglomerações em sua cantina. Além de colocar os alunos e funcionários em risco, ainda pode prejudicar a imagem da escola
Por fim, adote um sistema de pagamentos sem dinheiro de papel, como o LancheCard. Ele também ajuda a evitar aglomerações, e até facilita o pagamento do lanche por parte dos pais.
4. Mantenha o local dedetizado
A dedetização é fundamental para qualquer estabelecimento que trabalhe com alimentação.
Embora seja obrigatório por lei dedetizar sua cantina, não é só por isso que você deve eliminar pragas: os pais podem ficar furiosos se seus filhos afirmarem ter visto um rato na cantina.
5. Cuidado com os produtos de limpeza
Por último, manter a limpeza na sua cantina significa usar produtos químicos, os quais podem oferecer riscos para a saúde. Dessa forma, fique atento ao local de estocagem desses produtos, evitando contato com alimentos.
Em caso de contaminação, não exite em descartar o alimento – tentar diminuir as perdas pode ter consequências irreversíveis.
Prontinho, com estas dicas sua cantina escolar com certeza vai ficar limpinha!