4 dicas para melhorar a produtividade da cantina escolar
Precisando de ideias para melhorar a produtividade de sua cantina escolar? Neste artigo, listaremos uma série de dicas que podem te ajudar a melhorar a eficiência do seu atendimento e aumentar sua lucratividade.
Somos uma empresa de tecnologia especializada em prover soluções para cantina escolar. Nossas dicas foram testadas na prática em diversos negócios e os resultados se demonstraram excelentes.
Veja mais detalhes abaixo.
Os velhos entraves da cantina escolar
Identificamos que os grandes desafios que se apresentam para os cantineiros são: vencer a dificuldade imposta pelo número exacerbado de alunos, o pouco tempo de intervalo para atender a demanda e infraestrutura insatisfatória, geralmente, para receber a todos.
Ou seja, muita fila, pouco tempo, pouco espaço. A aglomeração e a pressão para atender a todos os pedidos levam a erros, principalmente quando se necessita manusear dinheiro físico.
A confusão instalada tende a distanciar os outros alunos que não se sentem dispostos a entrar no “mar de pessoas” para conseguir solicitar um pedido e aguardar o lanche.
Ocorrências que ocasionam a perda de oportunidades para a cantina escolar.
Mas são problemas inerentes desse tipo de atividade, certo? É algo que tem que se conviver, não há o que fazer.
Bem, mais ou menos.
É verdade que esses são problemas crônicos que toda cantina escolar enfrenta, mas eles podem ser mitigados com algumas medidas.
Saiba quais a seguir.
Dicas para melhorar a produtividade na cantina escolar
Dedicar tempo e investimento aos seus recursos humanos e em soluções tecnológicas são as principais medidas para aumentar a produtividade de uma cantina escolar.
Nos próximos tópicos, detalhamos essas iniciativas.
Acompanhe.
1. Cursos e treinamentos para os funcionários
Você certamente dependerá muitos de seus funcionários para aumentar a produtividade sem interferir na qualidade do atendimento. Afinal, é impossível uma pessoa só dar conta de atender tantas pessoas.
É necessário de suporte no preparo dos lanches, no acolhimento dos pedidos e no caixa.
Logo, é razoável considerar que para a cantina progredir precisa investir na capacitação de pessoas indispensáveis para o seu sucesso.
Cursos sobre técnicas culinárias, atendimento e alimentação saudável são todas possibilidades que podem agregar valor ao trabalho.
O resultado disso costuma ser novas ideias, processos, inovação. Qualidades que tendem a aumentar a admiração e fidelização do público ao seu negócio e atrai novos interessados.
Destaca-se ainda que os cursos de qualificação geram o benefício de você conhecer melhor seus colaboradores, identificar neles seus pontos fortes e fracos e em quais setores mais se destacam.
Os cursos podem servir para que você promova alterações de escala que se demonstrem extremamente eficazes no futuro.
2. Dê feedbacks construtivos e honestos
O trabalho é tão intenso que muito precisa ser aprendido na prática e dito na hora do acontecimento. Não se furte de dar feedbacks positivos em público para destacar um comportamento que considera acertado para seu negócio. Também não se furte de dar feedbacks negativos, mas o faça reservadamente e de preferência na hora do ocorrido para que a pessoa não tenha dificuldade de se recordar devido a sobrecarga de tarefas em espaço reduzido de tempo como são os intervalões escolares.
3. Invista na qualidade de vida de seus funcionários
Ainda sobre os recursos humanos, claro que sabemos que inicio de atividade de qualquer negócio no Brasil é desafiante. Quanto mais puder evitar gastos, melhor. Por isso, muitas empresas acabam priorizando preço.
Ou seja, contratando novatos que aceitam pagamentos abaixo da média do mercado ou incorporando familiares no negócio.
Essa estratégia pode estar se mostrar benéfica no início, mas é insustentável com o tempo.
Isto porque a situação tende a desmotivar os colaboradores que almejam uma remuneração melhor e benefícios que agreguem a sua qualidade de vida. Benefícios como bonificações no final do ano, plano de saúde, odontológico, etc.
É terrível para qualquer organização contar com funcionários desmotivados. Mesmo que resolva substituí-los terá que passar novamente todo o processo de treinamento e contar que os novos colaboradores se adaptem a dinâmica do negócio.
No fim, a atitude pode se mostrar mais danosa e onerosa do que investir na qualidade de vida dos funcionários oferecendo benefícios.
4. Invista em soluções tecnológicas inovadoras para a sua cantina escolar
Saindo da parte dos recursos humanos e entrando na tecnológica. Tecnologia que também contribui para a qualidade dos recursos humanos ao proporcionar mais praticidade e tempo livre para o exercer de outras atividades.
Existem hoje no mercado ferramentas digitais capazes de proporcionar diversos benefícios ao gerenciamento de uma cantina escolar. Destacamos o Sistema LancheCard.
Sistema LancheCard e seus recursos
Trata-se de uma plataforma de gerenciamento desenvolvido especialmente para cantina escolar. Pelo programa, o cantineiro pode digitalizar o seu estoque e acessar em tempo real seus números e contatos com fornecedores.
Além disso, permite ao cantineiro implementar contas de pagamento digital para reduzir a inadimplência e as filas na hora do intervalo.
Por esse sistema, os pais do aluno fazem um cadastro na cantina pelo programa LancheCard e acionam uma conta digital de pagamento, que pode ser pré ou pós-paga.
Com essa conta digital, pais e alunos podem realizar pedidos por app, agendar entrega de refeições, acessar histórico de consumo e até bloquear a venda de itens do cardápio. A cobrança é debitada automaticamente no ato do pedido.
Com o Sistema LancheCard, o processo de preparo dos lanches fica facilitado ao possibilitar recebimentos de pedidos antes do sinal do intervalo.
Isso colabora para a redução de filas, pois a maioria dos estudantes vai até o local para retirar o lanche já pago pelo sistema digital.
Diminuindo as filas, mais alunos conseguem comprar, até mesmo aqueles que não compravam na cantina devido à disputa selvagem de tempos passados.
Some isso ao fato de que não há mais inadimplência e a cantina recebe antes de vender, temos a receita para ampliar a produtividade e o faturamento.
Saiba mais sobre o Sistema LancheCard.
Gostou deste conteúdo sobre dicas de como aumentar a produtividade em cantina escolar? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio e a sua opinião são muito importantes para o nosso trabalho. A sua participação faz a diferença.