Como se preparar para o atendimento a criança?

O ramo de cantina escolar exige preparação extra em relação à maioria dos empreendimentos: atendimento a criança.

Sem dúvida lidar com menores de idade difere em relação aos adultos. Elas carregam diversas peculiaridades. Muitas são inseguras, outras tantas passam dos limites, há aquelas com dificuldade para lidar com dinheiro e outras muito sensíveis.

Atrair, fidelizar e gerenciar os processos operacionais de um negócio em que as crianças são o consumidor final requer paciência e domínio de habilidades específicas. Sem dúvida é preciso saber lidar com elas, sem se esquecer que será também inevitável lidar com os responsáveis em algum momento.

Se for a sua primeira experiência de comércio para esse público, se alimenta receios de como será sua interação com os pequenos, este post foi feito para você.

Nos próximos tópicos nos dedicaremos a listar uma série de dicas e recomendações sobre atendimento a criança. Esperamos poder ajudar com sua relação com esse público e garantir o sucesso da sua cantina.

Prossiga na leitura!

Dicas e recomendações de atendimento a criança

Identidade visual divertida, treinamento da equipe, conversa com profissionais acostumados a lidar com o público. Essas são algumas das dicas úteis para se preparar com o atendimento a criança.

Nos tópicos abaixo, fornecemos mais detalhes.

Confira!

Invista em um cardápio divertido

Um cardápio com ilustrações e colorido não tem função apenas estética. Ele torna o item mais atrativo para as crianças, facilita a comunicação destas sobre o que querem. O cardápio pode auxiliá-las a indicar o pedido.

Também vale usar o tablet para se comunicar com os pequenos. As crianças de hoje tem uma facilidade enorme para usar dispositivos eletrônicos.

Fornecer o máximo de recursos para o pequeno realizar o seu pedido facilita para o cantineiro, mas é também uma experiência muito importante.

A criança se sente com mais autonomia, satisfeita consigo mesma. Isso ajuda o consumo na cantina se tornar uma experiência positiva.

O que menos um cantineiro pode desejar é que o seu local de venda seja motivo de estresse, ansiedade e até trauma. Naturalmente, o impulso da criança será o de se afastar se essa situação ocorrer.

Treine sua equipe com ajuda de profissionais

Uma dica indispensável para preparação de atendimento à criança é cuidar em treinar os atendentes. O treinamento, na verdade, consiste em orientações básicas sobre como proceder em determinadas ocorrências com os baixinhos.

É interessante conversar com conhecidos que trabalham com crianças. Professores, monitores de excursão, shoppings, funcionários da merenda da escola, etc.

Eles certamente contribuirão com informações e detalhes extremamente úteis sobre como se dirigir, orientar ou até censurar as crianças quando exageram.

Vale também tentar acompanhar o trabalho de cantinas de outras escolas para se inteirar de detalhes que podem lhe dar mais segurança.

Junte todas as informações que julgar relevantes e antes de iniciar as atividades, oriente seus colaboradores. Instrua-os com essas informações e acompanhe de perto o desempenho nos primeiros dias.

Claro que alguns ajustes serão necessários com o decorrer do tempo, mas isso é normal. O importante é identificá-los e trabalhar para corrigi-los.

Paciência é indispensável

Fundamental. Crianças tem outro ritmo, estão em processo de amadurecimento, de aprendizagem. Isso acrescenta uma dose de imprevisibilidade que naturalmente causa desconforto nos adultos.

Estamos acostumados a seguir um padrão baseado em raciocínio lógico cristalino que atravessa gerações. Acabamos nos habituando a esse padrão e planejando nossas atividades alinhados a ele. As crianças, como ainda estão se adaptando aos processos que ditam a dinâmica das relações entre os adultos, acabam surpreendendo.

Surpresas que inicialmente geram desconcerto e exigem do adulto mais que o seu habitual para lidar com a situação.

Paciência é indispensável e sempre a melhor saída quando o assunto é atendimento a criança. Pressa e severidade terá apenas efeito de criar uma barreira entre o aluno e a cantina e isso é tudo o que não quer. Evite a agressividade mesmo se recebera autorização dos pais (comum).

Lembre-se que no fim das contas, o cliente é a criança. Quem consumirá na sua cantina é o menor. Claro que isso não significa que deva aceitar excessos, malcriações de garotos ou garotas que visivelmente querem apenas gerar transtornos.

Para esses casos, vale a pena pedir auxílio dos inspetores do colégio ou recorrer à direção da escola.

Dicas extras para o atendimento a criança

Seguem algumas recomendações para a hora do atendimento a criança. Quando abrir sua cantina e chegar os primeiros alunos dispostos a consumir.

Sempre mantenha o contato visual para perceberem que está dando atenção.  Algumas crianças são muito tímidas e se estiverem incertas que estão sendo ouvidas, preferem o silêncio a chamar atenção.

Dê e mantenha um sorriso acolhedor para deixar o pequeno mais a vontade. Respeite o tempo dele para escolher o que quer. Você pode ir adiantando o pedido das outras crianças, mas não se esqueça dele.

Sistema LancheCard facilita o atendimento a criança e reduz filas

 Um ótimo recurso para reduzir perrengues com os baixinhos é o sistema LancheCard. É um sistema de gerenciamento desenvolvido especialmente para cantinas de escola.

Auxilia no gerenciamento interno das atividades da cantina e possibilita opções de pagamento mais práticas e seguras.

Uma das maiores fontes de problemas com as crianças é a relação delas com o dinheiro. Muitas esquecem, ou perdem, o dinheiro do lance, outras não têm maturidade ou conhecimento que lhe proporcione autonomia em transações comerciais. Problemas que geralmente resultam em inadimplência e perda de clientes.

O sistema LancheCard possibilita a implantação de contas digitais. Realizando um simples cadastro na cantina, os pais dos alunos podem escolher comprar créditos virtuais para seus filhos consumirem durante o mês. Existem as opções pré e pós-paga.

Esse sistema de cobrança praticamente elimina a inadimplência, facilita para crianças o acesso e consumo dos produtos e ajuda também a reduzir filas.

Sem dinheiro vivo para manejar, o processo se torna mais simples e ágil. Outro recurso interessante do LancheCard é os pedidos de lanche por aplicativo.

Saiba mais sobre o LancheCard e facilite sua relação com os baixinhos.

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