Como Melhorar o Relacionamento entre Cantinas e Pais com o Instagram
A parceria entre Instagram e cantinas escolares ganha mais força a cada dia, principalmente com os novos desafios trazidos pela pandemia do novo coronavírus.
Cada vez mais presente na vida das pessoas, as redes sociais vêm ganhando destaque especial em diversas áreas, o marketing vem dominando os meios de comunicação, e é essencial saber como divulgar, promover sua marca ou expandir seu negócio. Viver em um mundo em que uma revolução acontece é sempre empolgante e dá muita motivação para fazer acontecer.
1. A necessidade das cantinas
Não é de hoje que as cantinas escolares sofrem por não possuírem um contato mais próximo dos pais. A dependência dos canais escolares causa muitas vezes o distanciamento entre ambos e leva àqueles a não entender a grande importância do serviço prestado pelas cantinas.
É evidente também que as cantinas, como qualquer outro negócio, precisam de um canal de comunicação com seus clientes sem que haja dependência de terceiros.
Talvez você não tenha parado para pensar nisso, mas a falta de comunicação com os pais leva a cantina a perder receita, pois os pais muitas vezes não sabem o que filho come na cantina.
Há de se falar também que ainda há uma tendência, da parte dos pais, em achar que na cantina “só vende besteira”, ou que “os produtos são muito caros”.
Muitos pais deixam de comprar nas cantinas por esses motivos, às vezes gastando até mesmo mais tempo e dinheiro para montar o lanche dos filhos.
Uma boa ferramenta de comunicação entre as cantinas e os pais, portanto, pode trazer benefício mútuos nessa relação como o aumento das vendas para as cantinas e maior confiança e satisfação dos pais.
2. O Instagram e as cantinas escolares
Alguns lugares e empresas começaram a adotar a utilização do Instagram como ferramenta de informação, é o caso das Cantinas Escolares. A criação de conteúdo nas mídias sociais é a melhor forma de fortalecer sua imagem, muitas delas, conseguem estabelecer um diálogo com os pais explorando os tipos de tema que mais geram impactos e mostrando também, como funcionam os serviços oferecidos por elas.
Como falamos, essa ação gera benefícios em ambas as partes. As cantinas podem expor os produtos que são consumidos diariamente, dar dicas alimentares e também pedir sugestões para melhorar seu atendimento, conseguindo assim ter uma boa relação entre eles. A melhor estratégia para saber o que tem mais relevância, é criar um planejamento editorial de tudo que será discutido na rede social.
O esforço e a dedicação da Cantina nesse sentido demonstram uma preocupação com o bem estar dos alunos, sua influência pode motivar os hábitos alimentares deles ajudando a melhorar a qualidade de vida. Tendo assuntos que chame a atenção do seu público alvo, a empresa consegue ter mais credibilidade no seu estabelecimento.
Se explorada de forma correta, a parceria Instagram e Cantinas escolares, tem tudo para gerar resultados grandiosos, por isso vamos lista abaixo algumas ações que podem ser realizadas pelas cantinas através do Instagram:
Divulgação
Faça um trabalho de divulgação do seu Instagram entre os alunos e pais, mostre a eles os benefícios de seguir sua cantina na rede.
Postagens Diárias
Poste ao menos uma foto por dia, não precisa ser nada sofisticado, pelo contrário, quanto mais natural melhor. Algumas sugestões:
- Preparo dos alimentos
- Produtos
- Frutas, verduras e saladas
- Fotos da equipe trabalhando
Enquetes
Outra dica muito usada pelas cantinas é realizar enquetes no Instagram, procure sempre deixar seus seguidores escolher entre 2 opções, por exemplo:
As enquetes fazem os pais e alunos perceberem o quanto a opinião deles é importante e principalmente eles veem o seu esforço em oferecer um serviço de qualidade.
Sem dúvida, o Instagram e as cantinas escolares podem caminhar juntos para gerar grandes frutos. Se você ainda não usa o Instagram na sua cantina escolar que tal fazer um teste hoje mesmo?