Como envolver os pais na escolha dos alimentos disponíveis da hora do intervalo?
Incentivar os pais a participarem da escolha dos alimentos disponíveis na hora do intervalo pode ser uma ótima maneira de promover hábitos alimentares saudáveis entre as crianças.
Na verdade, os pais são as melhores e maiores influências que as crianças podem receber, já que elas o tratam como um porto seguro e um guia sobre tudo relacionado a vida e ao mundo.
A influência dos pais costuma mais decisiva que a de professores e publicidade, embora estes últimos também contribuem significativamente para a formação de suas opiniões.
Ao envolver os pais na escolha dos alimentos disponíveis na hora do intervalo, é possível criar um ambiente escolar saudável que promova hábitos alimentares positivos e ajude a garantir que as crianças estejam recebendo os nutrientes de que precisam para crescer e se desenvolver adequadamente.
Mas quais são as maneiras os pais podem exercer tal influência? Apenas mandar é eficiente? Não, principalmente quando o contexto se trata de crianças longe dos olhares dos responsáveis e com poder de decisão, como o caso do lanche na hora do intervalo.
A cantina pode ajudar os pais nessa tarefa e conquistar a confiança delas, enviando algumas sugestões úteis sobre como incentivar com eficiência seus filhos a optarem por livre e espontânea vontade por alimentos saudáveis.
Veja como a escolha pode ajudar na escolha dos alimentos. Confira!
Sugestões de como envolver os pais no processo de escolha dos alimentos
Seguem algumas sugestões de como sua cantina pode instruir os pais e ajudá-los a se envolver positivamente no processo de escolha dos alimentos dos filhos na hora do intervalo.
1. Enviar informações sobre nutrição e alimentação saudável
Envie informações relevantes sobre nutrição e alimentação saudável para os pais, para poderem entender melhor os benefícios de escolher alimentos saudáveis.
Isso pode ser feito com newsletters ou redes sociais. Uma sugestão é pedir auxílio dos professores ou da direção da escola para preparar o conteúdo desses materiais. Talvez propor que a tarefa seja incluída como atividade complementar nas aulas de ciências.
Use o conhecimento que o cerca a seu favor!
2. Oferecer amostras de alimentos saudáveis
Incentive os pais a experimentarem alimentos saudáveis oferecendo amostras ou degustações do que as crianças podem comer na escola.
Ofereça também as crianças, principalmente se o produto estiver sendo ignorado. Há crianças que desconhecem que o paladar pode modificar com o tempo e fazê-las sentir novas experiências com produtos que tiveram má impressão no primeiro contato.
Por se tratar de algo que em tese não vai lhe custar nada, a resistência delas pode ceder e se surpreenderem com a nova possibilidade de sabor.
Isso sem dúvida as ajudará a entender melhor o sabor e a qualidade desses alimentos.
3. Disponibilizar informações sobre os alimentos oferecidos na escola
Seguindo com as dicas de como ajudar os pais a influenciarem os filhos no processo de escolha dos alimentos.
Disponibilize informações sobre os alimentos oferecidos na escola, como cardápios e informações nutricionais, para que os pais tenham condições de fazer escolhas informadas sobre o que seus filhos estão consumindo.
Essas informações podem constar tanto no cardápio como no material informativo divulgado na newsletter e nas redes sociais.
4. Envolver os pais na elaboração do cardápio
Peça aos pais que sugiram alimentos saudáveis que gostariam de ver no cardápio da escola. Isso pode ser feito realizando pesquisas direta com os responsáveis.
Dispor de um canal de relacionamento para receber essas sugestões, desenvolver uma linha editorial que incentiva a interação dos pais e alunos nas redes sociais, são as ferramentas mais efetivas para se extrair informações úteis a respeito da elaboração do cardápio.
5. Ofereça recursos que facilitem o processo de educação e vigilância dos pais
A cantina escolar ganha pontos mesmo com os pais quando oferece recursos que facilitem sua interação e relação com a alimentação dos filhos na escola.
Com a correria do dia a dia, e diante da impossibilidade de estarem juntos deles na escola, proporcionar condições de aumentar a sua presença na escolha dos alimentos dos filhos de forma prática e eficiente é sem dúvida um diferencial que vai encantar qualquer pai preocupado com a alimentação dos filhos fora de casa.
E como a cantina pode oferecer tais recursos? Eles existem? Sim, com o avanço da tecnologia digital é possível fazer chover no celular.
A maior aliada para as cantinas no que se refere à tecnologia é a LancheCard. Trata-se de um software de gestão de cantina que oferece recursos personalizados e de extrema praticidade tanto para os cantineiros como para os pais.
Veja alguns de seus recursos que auxiliam os pais no processo de persuasão da garotada quanto a escolha dos alimentos na cantina.
Consulta de histórico de consumo
Uma das ferramentas populares do sistema LancheCard entre os pais é a função consulta do histórico de consumo.
Os pais e os alunos dividem o mesmo cadastro, realizado na cantina da escola com os dados do responsável do aluno, para poder fazer pedidos e pagamentos de lanches direto pelo app.
A via eletrônica permite aos pais consultar o consumo diário dos filhos, os lanches que escolheram no intervalo.
Essa consulta possibilita aos responsáveis avaliar comportamento das crianças e se é necessária uma intervenção para corrigir rumos e evitar excessos.
Bloqueio de itens do cardápio
O sistema LancheCard também oferece o recurso de bloqueio de itens do cardápio pelos pais.
Acessando cadastro de login e senha em qualquer dispositivo conectado a internet, os pais têm condições de bloquear itens que considerem nocivos para a alimentação dos filhos e assim impedirem que comprem o produto pelo aplicativo.
Agendamento de lanches
Outra possibilidade que os pais têm acesso pelo sistema LancheCard é o agendamento dos lanches.
Eles podem escolher os lanches do dia dos filhos e agendar o horário e até o local de entrega.
Usufrua do sistema LancheCard na sua cantina para encantar e conquistar a confiança dos pais dos alunos
O sistema LancheCard é desenvolvido especialmente para gestão de cantinas. Idealizado como uma solução para os tempos de pandemia, a novidade deu tão certo que veio para ficar.
Se encontra presente em todas as regiões do país e sua aplicação é rápida, prática e acessível.
Entre em contato para mais informações!
Gostou deste conteúdo sobre como incluir os pais no processo de escolha dos alimentos saudáveis na escola? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.