Passo a Passo para montar uma cantina escolar

Pensando em abrir um negócio e lhe veio a mente abrir uma cantina escolar? Veio ao lugar certo, pois listaremos o passo a passo de como abrir uma cantina escolar, os principais requisitos e cuidados a se observar ao investir neste empreendimento.

Uma boa ideia

De fato, o segmento oferece ótimas perspectivas com o arrefecimento da pandemia.

As escolas estão voltando a ter aulas presenciais e a tendência com a normalização do cotidiano é que muitas crianças que deixaram de frequentá-las retornem as salas de aulas.

Além disso, o atraso provocado no calendário escolar provocado pela quarentena certamente obrigará as escolas a reduzir o período de férias ou aumentar um dia de atividade na semana.

Isso significa mais tempo de centro de ensino cheios de potenciais clientes.

Outro fator positivo de se investir no negócio é que dificilmente uma escola pública, por exemplo, fecha as portas em definitivo, visto que é mantida pelo Estado, e se trabalhar em escolas particulares, terá como vantagem uma clientela com poder aquisitivo maior.

Além disso, o padrão é o centro de ensino ter estrutura para comportar apenas uma cantina. Logo, o seu comércio será exclusivo em um local privilegiado e movimentado na maior parte do ano.

Passo a passo para montar uma cantina escolar

Planejamento, investimento, envio de proposta, apresentar diferenciais, uma prévia dos requisitos necessários para viabilizar o empreendimento. Veja em mais detalhes o passo a passo para montar uma cantina escolar nos próximos passos.

Confira!

Invista na sua formação

Não é um item obrigatório, muitos cantineiros estão ativos no mercado sem jamais ter feito um curso de gastronomia, porém, se você tiver condições e tempo, é interessante, sim, fazer um curso na área de gastronomia.

Optando por esse caminho, você terá mais recursos técnicos e segurança para propor pratos mais arranjados e se diferenciar.

Os pais hoje são mais preocupados com a alimentação dos filhos fora de casa. Muitos preferem preparar a comida dos filhos para evitar que consumam na cantina.

Escolas particulares tendem a escolher propostas que colaborem para fortalecer a imagem da instituição como distinta e, assim, demonstrar aos pais que merecem o investimento que recebem.

Se conseguir elaborar pratos saudáveis que consigam agradar o paladar dos jovens, abrirá muitas portas e terá uma pequena mina de ouro.

Em uma cantina escolar você pode vender:

  • Assados;
  • Pães;
  • Tortas;
  • Lanches naturais;
  • Sucos;
  • Saladas;
  • Vitaminas.

Você pode também comercializar pratos feitos em casa com cores e formatos diferenciados.

Elabore o seu cardápio

O padrão quando se trata de roteiro para montar uma cantina escolar é recomendar primeiro entrar em contato com a escola interessada. De fato, é recomendável antes de adquirir os equipamentos e alimentos com fornecedores, entrar em contato com a instituição de ensino que planeja trabalhar para alinhar o cardápio e verificar a estrutura.

Mas ao entrar em contato com uma escola, você terá que apresentar a sua proposta. Não contar sequer com uma ideia de cardápio será pouco atraente para os gestores.

Por isso, é interessante pensar nos principais itens do seu cardápio para incluir na proposta. Caso a instituição demonstre algumas restrições ou sinta falta de alguns alimentos, você pode argumentar que se trata de uma lista inicial com totais condições de ser adaptada para atender as necessidades da escola.

Outro aspecto a se considerar é sobre o atendimento que fornecerá para os alunos. Quantas pessoas trabalharão na cantina escolar, qual sistema usará para receber os pedidos e efetuar as vendas?

Considere uso de softwares de gestão modernos

Vale a pena estudar modelos de gerenciamento de cantina escolar. A tendência de momento é apostar no uso de softwares de gestão modernos, que usem os recursos da tecnologia digital para oferecer mais variedade, agilidade, eficiência, conforto e segurança.

Um sistema de atendimento com tais características elevam as chances de obter destaque na apresentação e despertar o interesse dos gestores da escola.

Tudo que agregue elementos positivos para a instituição, “novidade”, “modernidade”, “diferencial”, costuma despertar interesse.

A dica que damos para você se destacar de imediato é trabalhar com o sistema LancheCard.

Esse sistema é desenvolvido sob medida para gerenciamento de cantina escolar. Com esse sistema, o cantineiro tem mais controle do estoque, do fluxo de caixa, acesso a relatório de vendas e ainda tem condições de oferecer diversos atrativos para pais e alunos.

Os alunos podem consumir os produtos da cantina usando uma conta digital, fazer pedidos pelo aplicativo do sistema, combinar locais de entrega, entre outras vantagens.

Os pais dos alunos têm acesso ao histórico de consumo e podem bloquear a compra de determinados alimentos que julguem nocivos à dieta alimentar dos filhos.

O sistema permite que a escola possa aproveitá-lo para desenvolver aulas de educação financeira e alimentar.

Veja quantos diferenciais!

Saiba de mais detalhes.

Pesquise por escolas interessadas

Com uma ideia de cardápio pronta e sistema de atendimento definido, o próximo passo é pesquisar e entrar em contato com escolas sem cantina ou dispostas a mudar de servidores para apresentar uma proposta.

Cabe à direção decidir pela instalação ou não da cantina, visto que não é obrigatório o fornecimento desse tipo de serviço em instituições de ensino, assim como os profissionais ou empresas que usufruirão de sua estrutura.

Somente após obter o consentimento pela direção da escola, faça a compra dos equipamentos e dos alimentos para vender na cantina escolar.

Com a aprovação do cardápio, será necessário obter uma licitação para funcionamento. A escola pode te orientar com informações referentes ao processo.

Compra de equipamentos

Faça a compra após ter avaliado a estrutura do espaço cedido pela instituição de ensino e definido a quantidade de maquinário que terá condições de comportar. Os principais equipamentos de uma cantina escolar são:

  • Geladeira;
  • Forno;
  • Freezer;
  • Estufa;
  • Micro-ondas;
  • Vitrine refrigerada.

Entre outros que julgar necessário.

Higiene e limpeza

Faça uma limpeza completa com uma semana de antecedência da inauguração e prepare um sistema de limpeza diário.

A cantina escolar é um local que costuma receber inspeções da Vigilância Sanitária. Tenha sempre cuidado com a higiene do local.

Divulgação

Claro que cedo ou tarde a novidade se espalhará pela escola, mas não se esqueça que provavelmente terá concorrentes nas cercanias e se a escola for muito grande, talvez tenha dificuldades de atrair os alunos e fidelizá-los.

Invista na divulgação com banners, faixas e posts nas redes sociais.

Gostou deste passo a passo de como montar uma cantina escolar? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio faz a diferença!

Tags cantina da escolacantina de escolacantina de escola particularcantina escolacantina escolarcardapio cantina escolarcardapio de cantina escolarlanchecardlanches para vender na escolalanchonete escolar
Categoria(s):