4 Principais dificuldades das cantinas escolares

Você planeja entrar no ramo de cantinas escolares e gostaria de saber quais são os principais desafios do negócio? Veio para o lugar certo, pois neste artigo apresentaremos as principais dificuldades enfrentadas pelas cantinas escolares.

Confira os próximos tópicos!

As principais dificuldades das cantinas escolares

As dificuldades para esse perfil de negócio podem ser divididas em 2 momentos:

  • Relacionamentos com gestores, pais e alunos;
  • Gerenciamento das atividades do dia a dia.

Abordaremos em separado esses momentos para facilitar a assimilação da espécie de trabalho que o ramo exige.

Acompanhe.

Cardápio: o centro das atenções

Preparar um cardápio atraente é o primeiro grande desafio das cantinas escolares. Claro, há questões financeiras, administrativas e burocráticas que vem antes, mas o cardápio costuma ter peso extra. Peso extra para persuadir diretores de escola a aceitar a proposta.

Sim, você precisará obter a aprovação da administração da escola para poder instalar sua cantina nas suas dependências internas. Para isso, terá que apresentar uma proposta convincente que se destaque das demais, pois certamente haverá concorrência.

Conquistar o privilégio de exclusividade em um local tão movimentado com pessoas que precisam repor suas energias é muito atrativo. A escola naturalmente fará publicidade de sua necessidade para receber muitas propostas e a escolher a mais vantajosa.

Claro que fatores econômicos pesam na decisão, mas um item muito relevante é a escolha do cardápio a se oferecer para os alunos.

Um centro de ensino tem como premissa ensinar boas práticas para seus alunos, incentivar bons hábitos. Como exercícios físicos e alimentação adequada.

É complicado para uma escola acolher uma cantina escolar com um cardápio com muitos alimentos industrializados e poucas opções naturais, por exemplo.

Há também a pressão dos pais, que hoje são mais vigilantes em relação à alimentação dos filhos e o que consomem na escola. Os gestores da escola certamente evitarão  indisposições com os pais dos alunos.

No entanto, é preciso considerar que não vivemos em um mundo utópico. O ideal seria que as crianças escolhessem sempre as opções mais saudáveis, mas isso foge da realidade como sabemos.

No fim das contas, os alunos são os consumidores e para consumirem na cantina terão que se agradar com algo. Uma cantina é um negócio e não a cozinha da escola.

É necessário encontrar o equilíbrio, nem sempre fácil de conseguir.

Comunicação: conquistando pais e alunos

Outro desafio para as cantinas escolares é desenvolver uma comunicação que desperte o interesse dos alunos e evite a rejeição dos pais.

A cantina deve se preocupar com um marketing que transmita a consciência da importância de cultivar bons hábitos alimentares e cativar os alunos.

Novamente temos a questão do equilíbrio.

Algumas boas práticas que sugerimos na comunicação é criar uma conta no Instagram e convidar os responsáveis a conhecer a cantina. Conferir de perto os produtos, manuseio e preparo é uma forma de conquistar a confiança.

Nesse sentido, é interessante publicar nas redes sociais os bastidores da produção e preparo dos alimentos.

Aproveite o espaço para demonstrar as medidas de segurança para garantir alimentos frescos e limpos.

Gerenciamento do dia a dia

Agora as dificuldades das cantinas escolares relacionadas as atividades do cotidiano. Ou seja, a administração dos produtos e das despesas.

Administração das despesas

Antes de começar a administração do negócio em si, as cantinas escolares precisam adquirir consciência dos seus gastos. Os gastos necessários para administrar o negócio e manter a saúde financeira do negócio.

Normalmente, esses estabelecimentos precisam arcar com aluguel. Despesa que costuma a ser a mais expressiva dos gastos totais.

A segunda mais onerosa é a relativa ao estoque e o capital de giro. Na sequência vem os gastos com os funcionários, a manutenção dos equipamentos, marketing e a inovação. O termo “inovação” nesse caso se refere aos testes de novos produtos para incrementar o cardápio.

A pergunta chave sobre a administração das despesas é como administrar esses gastos fixos?

A primeira dica deve ser aplicada logo na apresentação da proposta para a escola. Negocie com a direção do centro de ensino valores que considerem o volume de vendas.

Por exemplo, aumentar ou reduzir o percentual a se transferido para a escola conforme o volume de vendas mensal.

Evitar preço fixo pode ser de grande ajuda para os momentos de aperto. Negocie também os valores a ser pagos nos meses de férias.

Outra medida é privilegiar ao máximo a produção caseira para evitar gastos. Mais estimule compras antecipadas.

Nesse sentido, investir em sistemas que ajudam a evitar a inadimplência dos alunos é fundamental para se poupar de riscos.

Logo mais forneceremos uma dica especial para administrar cantinas escolares com eficiência.

Gestão de produtos

Lembre-se que cada produto incluso no cardápio exigirá planejamento e custo com logística. Por isso, evite “abraçar o mundo” e oferecer um cardápio super variado mesmo sem condições de administrar e arcar com os custos que geram.

A dica que damos é começar elegendo os “carros-chefes”. Os alimentos indispensáveis para atrair o interesse da garotada e agradar à direção e os pais dos alunos.

Aposte também na confecção caseira dos produtos. Além de normalmente serem mais nutritivos, oferecem maior margem em relação aos adquiridos prontos de terceiros.

Outra dica é quanto ao manuseio dos alimentos. Estude formas de reduzir as porções e oferecer preços atrativos para aumentar o rendimento dos produtos.

Investir em um sistema de gerenciamento moderno faz diferença

A dica especial que fornecemos é investir em um software de gerenciamento como a LancheCard.

Um software totalmente dedicado para auxiliar na administração de cantinas escolares. Com o LancheCard, os gestores da cantina conseguem:

  • Gerenciar em tempo real os estoques dos produtos;
  • Receber pedidos de alunos por app;
  • Criar conta virtual pré ou pós-paga para cada cliente e assim evitar a inadimplência.

Tem mais! O LancheCard oferece ainda a função para os pais de bloquear a venda de determinados alimentos e consultar o histórico de consumo.

É uma ótima forma de obter aderência dos responsáveis que gostam da possibilidade de manter o controle da alimentação dos filhos mesmo a distância.

Achou interessante? Saiba tudo sobre o LancheCard!

Gostou deste conteúdo sobre as dificuldades das cantinas escolares? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.

Tags cantina da escolacantina de escolacantina de escola particularcantina escolacantina escolarcardapio cantina escolarcardapio de cantina escolarlanchecardlanches para vender na escolalanchonete escolar
Categoria(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *