Configurar o Módulo fiscal

Configurar o Módulo fiscal

Perfil: Gerência da cantina

Descrição:

Esta função permite que a cantina realize a emissão de notas fiscais.

Passo a passo:

  1. No módulo Gerência da Cantina, clique em Fiscal;
  2. Ao abrir a tela do Painel Fiscal, as primeiras informações que estarão dispostas com os símbolos vermelho, são:
  • SEFAZ – o status segundo se Offline ou online.
  • CERTIFICADO A1 – a contagem dos dias para o término da validade.
  • PRODUTOS – a quantidade de produtos configurados para emissão de notas.
  • MEIOS DE PAGAMENTO – se estão configurados ou não.
  1. Para iniciar as configurações do módulo fiscal, primeiramente deverá enviar o seu Certificado A1:
  • No quadro “Enviar Novo Certificado A1, deverá fazer o upload do certificado, clicando em “Escolher arquivo”, e ao lado em “Senha do certificado colocar a senha do certificado, ambos enviado pelo seu contador.
  • Clique em Enviar. Ao finalizar o envio o status do SEFAZ e do CERTIFICADO A1 ficará VERDE.
  1. Após finalizar o envio do certificado, chegou a hora de configurar os produtos. Na lateral esquerda da tela, haverá alguns ícones, clique no segundo ícone “Produtos”, para abrir a Configuração Fiscal dos Produtos, aqui você encontrará as seguintes informações referentes aos produtos: NOME, CATEGORIA, IMPOSTO, NCM, CEST, UNIDADE e ORIGEM.
  2. Na coluna IMPOSTO, todos os produtos estarão com o status de “Pendente” em vermelho, clique neste botão para iniciar as Impostos dos produtos:
  • ICMS:

– Situação Tributária: selecione a situação tributária, lembrando que  se a empresa for uma SIMPLES NACIONAL, informe aqui o código para simples nacional, não pode ser definido a situação tributária para uma empresa que é contribuinte, pois ao emitir a nota dará erro;

  • – CFOP (Código Fiscal de Operações e Prestações): é um código de 4 dígitos, não pode em hipótese alguma deixar em branco ou colocar por não saber “00”, Alíquota MVA, Alíquota Redução e o Motivo de Desoneração
  • IPI: Informe a Situação Tributária e Enquadramento e Alíquota do IPI.
  • PIS: Informe a Situação Tributária e a Alíquota do PIS.
  • CONFINS: Informe a Situação Tributária e a Alíquota Confins

ATENÇÃO: Todos os dados devem ser preenchidos.

  1. Ao finalizar o preenchimento dos impostos, clique em Aplicar Alterações ou clique em Aplicar a outros produtos, onde abrirá a tela para a escolha dos demais produtos que também terão a mesma configuração do produto atual, quando marcar os demais produtos que também terá a mesma configuração, clique em Aplicar alterações ou em Editar produtos selecionados.
  2. Ao finalizar a configurações do produto, ao retornar a tela de Configuração Fiscal do Produto, os produto cadastrados estarão com o botão VERDE e com o status de “Pronto”.
  3. Depois das informações fiscais cadastradas nos produtos, você irá vincular os meios de pagamento criados por você às formas de Pagamento usados no WebManiaBR. Na lateral esquerda clique no ícone de “Meio de pagamento” e realize a vinculação:

Meio de Pagamento LancheCard: Aqui estará listado todos os meios de pagamento que você criou para uso na cantina;

Forma de Pagamento WebManiaBR: aqui irá selecionar qual a forma de pagamento da WebManiaBr que mais condiz com o meio de pagamento que está cadastrado em sua cantina. Exemplo: Você cadastrou o “CREDITO TEF”, na WebManiaBR a forma que mais condiz com a que cadastrou é “CARTÃO DE CRÉDITO”, sendo assim esta será a forma selecionada.

Pronto, após estas configurações terem sido realizadas, o seu módulo fiscal estará pronto para o uso.

  1. Na tela principal, o Painel Fiscal, pode ser realizadas algumas ações:
  • BAIXAR NOTAS EMITIDAS EM XML: No quadro “Baixar Notas Emitidas, informe: a Data Inicial e Data final (aqui coloque o intervalo em que deseja baixar as notas), Arquivo (selecione XML, para baixar as notas emitidas em XML) e o Status (selecione qual nota deseja baixar: Emitidas, Canceladas, Denegadas ou Inutilizadas). Clique em Baixar Arquivo para baixar as XMLs.
  • INUTILIZAR NUMERAÇÃO: preencha o Nr inicial, Nr final, e o Motivo, após clique em
  • GERAR RELATÓRIO: para gerar o relatório preencha os campos: Mês, Ano, e o Modelo (NFCe ou NFe) e clique em

ATENÇÃO: Lembre-se de revisar todos os dados! Erros ao imprimir as primeiras notas podem ocorrer devido erros em alguns dados, verifique o que diz a mensagem de erro e corrija com os dados corretos.