Cadastro de Insumos

Cadastro de Insumos

Perfil: Gerência da cantina

Descrição:

A funcionalidade de insumos e ficha técnica permite ao gerente adicionar ao sistema os insumos adquiridos para a fabricação dos alimentos oferecidos. Com ela, é possível distribuir o uso desses insumos em cada alimento fabricado, calcular a média do custo de cada produto e gerenciar a produção de maneira eficiente.

Passo a passo:

  1. Acessando a Tela de Insumos:
    • Na página inicial do sistema, localize o módulo “Gerência da Cantina”.
    • Clique na opção “Insumos” dentro do módulo.
    • A tela de “Estoque de insumos” será aberta.
    • No canto direito da tela, você encontrará a palavra “Opções e ao seu lado uma seta, ao clicar nesta seta você visualizará duas opções: Novo Insumo e Importar Xml.
  2. Cadastrando o insumo:
    • Em “Opções clique em “Novo insumo”.
    • Ao abrir a tela de cadastro, preencha os seguintes campos:

Nome do Insumo:  coloque aqui o nome do insumo que será cadastrado;

Valor de Custo: coloque aqui o valor do custo do insumo comprado;

Unidade:  escolha a unidade de medida do insumo, se será por Unidade (Un), Quilo (Kg), Grama (Gr), Miligrama(Mg), Litro (L) ou Mililitro (Ml).

Qtd: coloque a quantidade de medida do insumo cadastrado

  • Ao preencher os campos clique em salvar.
  1. Editando os insumos cadastrados:
    • Ao lado direito de cada insumo cadastrado estará disponível os ícones de edição:

Um sinal de mais: Ao clicar neste sinal abrirá a tela para adicionar a quantidade dos insumos, deverá ser informado a quantidade adicionada e opcionalmente o valor do custo unitário, se não quiser alterar o valor do custo pode deixar em branco. Clique em “Ajustar” para salvar a edição.

Um sinal de menos: Ao clicar neste sinal abrirá a tela para diminuir a quantidade dos insumos, deverá ser informado a quantidade retirada e o motivo do ajuste. Clique em “Ajustar” para salvar a edição.

 Um ícone de notas: Ao clicar neste ícone abrirá a tela para edição de insumos, nesta pode ser alterado o nome do insumo e o tipo de unidade de medida. Clique em “Editar” para salvar a edição.

Um ícone do histórico: Ao clicar neste ícone, é possível visualizar todo o histórico do insumo cadastrado, as ações realizadas e o usuário que realizou a ação.

  1. Importando os insumos a partir da Xml:
    • Na barra azul clique na seta ao lado de “Opções”, selecione a opção “Importar Xml”.
    • Ao abrir a tela de Importar Insumos a partir de XML, clique em “Escolher arquivo”, no campo amarelo.
    • Ao abrir a aba do Explorador de Arquivos do seu computador, selecione a pasta em que está salvo a Xml, clique no arquivo da Xml que deseja importar, depois clique em abrir.
    • Aguarde a página processar e realizar o Upload.
  2. Excluindo Insumo:

Para excluir um insumo, o estoque dele deve está zerado. Caso haja quantidade em estoque, siga os passos abaixo para zerar:

  • Clique no sinal de menos, que fica do lado direito do insumo, abrirá a tela de ajuste de insumo;
  • Preencha a “Qtd Retirada” colocando 0 (zero) e em “Motivo” descreva um motivo pelo qual está ajustando a quantidade do insumo;
  • Clique em “Ajustar”, para salvar o ajuste realizado.
  • Ao retornar a página de “Estoque de Insumos”, aparecerá o ícone da lixeira do lado direto do insumo, clique nele para assim excluir o insumo desejado.
  1. Acessando a ficha técnica do produto:
    • Na página inicial do sistema, localize o módulo “Gerência da Cantina”.
    • Clique na opção “Estoque” dentro do módulo.
    • A tela de “Estoque Completo Atual” será aberta.
    • No lado esquerdo do produto, na coluna de opções, clique no ícone da figura página.
  2. Preenchendo a ficha técnica do produto:
    • Ao abrir a tela de “Ficha Técnica” preencha os seguintes campos:

Insumo: escolha o insumo, dentre a lista dos que já estão cadastrado ao sistema;

Qtd: Informe a quantidade que será utilizada na fabricação do total do estoque do produto

  • Clique no ícone azul com o sinal de mais (+), para adicionar o insumo na ficha técnica do produto
  • Após adicionar todos os insumos na ficha técnica do produto, clique em “Salvar alterações”, para salvar o preenchimento realizado na ficha técnica do produto.

OBS.: Caso observe algum erro no insumo inserido, basta clicar no ícone vermelho com o sinal de menos (-) no lado direito do produto, para excluir o insumo.

  1. Realizando a Produção:
    • Na página inicial do sistema, localize o módulo “Gerência da Cantina”.
    • Clique na opção “Estoque” dentro do módulo.
    • A tela de “Estoque Completo Atual” será aberta.
    • No lado direito da tela, clique na seta ao lado de “Edição em Lote”, ao abrir as opções de edição clique em “Produção”;
    • A tela de edição (entrada por produção de produtos) será aberta, no campo “Nova Qtd” insira a quantidade nova que deseja ter em seu estoque, clique em iniciar produção.

Obs.:  A quantidade nova é o total da quantidade que deseja ter em estoque ao final da produção e não pode ser menor ou igual a quantidade atual.

Ficará no estoque a quantidade nova indicada na produção.

Verifique se a quantidade descrita do insumo adicionado a ficha técnica, se refere a produção de uma unidade do produto.