Cadastro de clientes

Cadastro de clientes

Perfil: Operador de caixa

Descrição:

Esta funcionalidade permite que o operador de caixa realize o cadastro dos novos clientes no sistema. Clientes são todos aqueles que consumirão periodicamente na cantina – alunos, professores, funcionários, etc., que precisarão de um número de cartão.

OBS: Para o cadastro do novo cliente, será necessário que seu responsável já esteja cadastrado no sistema.

Para saber como cadastrar o responsável, clique no link abaixo:

https://lanchecard.com.br/tutoriais/cadastrar-responsavel/

Passo a passo:

1. Acesse o módulo “Cad. Clientes”:

  • No menu principal do sistema, localize o módulo “Operador de Caixa”.
  • Clique na opção “Cad. Clientes” para abrir a tela de cadastro de novos clientes.

2. Preencha os dados do cliente:

  • No campo “Nome Completo”, digite o nome completo do cliente.
  • Selecione a escola, série, turma e turno do cliente.
  • Opcional: Você pode fazer upload de uma foto do cliente clicando em “Escolher Arquivo” ou tirando uma foto na hora clicando em “Tirar Foto”.

3. Escolha o responsável pelo cliente:

  • No campo “Responsável”, comece a digitar o nome do responsável e selecione-o na lista que aparece.

4. Preencha os dados do cartão e recarga inicial:

  • Matrícula (opcional): Insira o número da matrícula do aluno, se desejar.
  • Cobrar Cartão: Escolha a opção “Cobrar na primeira recarga”, “Cobrar cartão consumo” ou “Não cobrar cartão”.
  • Nr do Cartão: Se for cartão físico, digite o número do cartão que será entregue ao cliente. Se for cartão virtual, o sistema preencherá automaticamente.
  • Forma de pagamento: Escolha a forma de pagamento para a recarga inicial (se for realizada).
  • Crédito inicial: Digite o valor que será creditado na conta do cliente. Se não for realizar recarga, digite 0.
  • Valor pago: Digite o valor que o cliente está pagando pela recarga (se for realizada). Se não for realizar recarga, digite 0.

5. Selecione o grupo do cliente (opcional):

  • Se o cliente fizer parte de algum grupo de clientes, selecione-o na lista.

6. Libere a conta pós-paga (opcional):

  • Se desejar que o cliente tenha acesso à conta pós-paga, marque a opção “Cartão Pós-Pago” e defina um valor para o limite da conta.

7. Salve o cadastro:

  • Clique no botão “SALVAR”. Uma aba de confirmação dos dados e do valor da recarga será aberta.
  • Revise as informações e clique em “CONCLUIR” para finalizar o cadastro.

Pronto! O novo cliente estará cadastrado no sistema e poderá utilizar o cartão consumo na cantina.

Dúvidas frequentes:

No campo do preenchimento da recarga, se o cliente não for por crédito no momento do cadastro, necessário colocar o zero tanto no “Crédito inicial”, como no “Valor Pago”. Corrigia-os colocando o número zero “0”.

Clique em responsável não está na lista e digite o CPF dele, caso não encontre, entre em contato com o suporte.