Configuração do PDV para Atendimento Rápido

pdv labchecard

Olá pessoal, nesse artigo vamos mostrar como fazer a configuração do seu PDV para que você possa oferecer um atendimento mais rápido aos seus clientes, diminuir as filas do balcão e usar ao máximo os recursos que o PDV LancheCard oferece.

Lembramos que o LancheCard é otimizado para ambientes de baixo custo de implementação. Por isso se você usa terminais touch ou mobile, leia este artigo. Neste post vamos mostrar um ambiente econômico, porém mais otimizado ao rápido atendimento. 

1. Equipamentos Indicados

Para ambientes de maior movimento indicamos o uso de ao menos um caixa com PC ou notebook, de configurações mínimas. Como por exemplo: Processador I3 e 4Gb de memória ram. É muito provável que seu equipamento pessoal possua configurações superiores. Outro ponto de observação é o Sistema Operacional, você pode usar qualquer um deles: MAC, LINUX ou WINDOWS.

notebook
impressora epson

Impressora térmica não fiscal de 80 mm com guilhotina. Há várias marcas e modelos no mercado. E como sugestão indicamos a Epson TM – T20 por apresentar excelente qualidade e um bom custo benefício. Não indicamos para este fim impressoras sem guilhotina, pois as mesmas demandam um tempo maior de impressão. Com certeza vão aumentar suas filas.

Leitor de Código de Barras. Existem variados modelos, alguns com excelente performance na leitura, outros nem tanto. Por isso é necessário pesquisar na hora da compra. Indicamos o modelo LB-50BK da marca C3TECH, pois apresenta um tempo de leitura médio, baixo custo, em torno de R$ 150,00 e permite a configuração de vários itens importantes como veremos mais  a frente.

leitor de barras
Mais uma vez lembramos que o você pode operar com apenas um PC , tablet ou celular, sem a necessidade de outros acessórios. O ambiente mostrado neste artigo é opcional e indicado para cantinas com maior fluxo na hora do lanche.

2. Algumas Dicas

Seguiremos agora para algumas dicas que podem ajudar e muito na hora do atendimento. Lembre-se, mais tempo de planejamento proporciona menos tempo na hora da execução. Vamos lá.

Navegador

  1. Utilize uma instalação limpa do navegador, preferencialmente o Chrome e nunca o Edge ou Internet Explorer. Se seu navegador possui várias extensões instaladas ou está mostrando várias notificações e vive travando, considere reinstalar o mesmo, tendo em vista que ele é a base para toda a aplicação. É sempre bom também, de tempos em tempos “LIMPAR O CACHE DO NAVEGADOR“.
  2. Ao acessar o PDV mude para “TELA CHEIA”. No Chrome basta usar tecla F11, isso vai aumentar o espaço útil da sua tela e melhorar sua experiência.

Leitor de Código de Barras

  1. Configure o seu leitor de código de barras para o modo “LEITURA CONTÍNUA”, com esta função ativa você não vai precisar mais pressionar o gatilho da pistola, basta passar o cartão que ele fará a leitura.
  2. Outra configuração importante do leitor de código de barras é o chamado sufixo ou tecla de término. Na prática é a tecla que será automaticamente pressionada pela pistola ao fim da leitura. Logo, configure para tecla “ENTER”, que já é a padrão na maioria dos dispositivos. Com esta função ativa, após a leitura do cartão, o sistema abrirá automaticamente a tela de confirmação de venda. Assim evitando perda de tempo com novos cliques.

Impressora

  1. Se você usa notebook, então dê preferência ao mouse e evite usar touchpad. Pois além de mais rápido, você provavelmente vai evitar uma tendinite.
  2. Instale a impressora térmica e quando for realizar a primeira impressão, lembre-se de desmarcar o checkbox “CABEÇALHO E RODAPÉ” e configurar as Margens de Impressão para “NENHUM”  nas propriedades de impressão. Pois esta configuração fará com que a impressora corte o papel no tamanho correto.

Para configurar seu Leitor de Código de Barras use o manual do equipamento. Mas se ainda tiver dúvidas, não exite em falar com o gerente da sua conta LancheCard.

3. Personalize o seu PDV

O PDV LancheCard é personalizável e isto permite que você o deixe de acordo com a sua necessidade particular, vamos ver como aumentar sua performance:

  1. UTILIZE COMBOS, mas evite a combomania rsrs. O ideal é ter de 3 a 6 cadastrados, formando uma ou duas linhas da tela inicial do seu PDV. O uso de combos evita de você perder tempo pesquisando vários produtos.
  2.  Escolha “PRODUTOS PREFERENCIAIS” para serem mostrados na sua tela principal. Cada linha exibe 6 produtos. Você pode configurar uma linha pra cada categoria que julgar importante, mas lembre-se de cadastrar a foto do produto e o nome de etiqueta do produto para alcançar uma melhor experiência.
  3.  Use teclas de atalho. Com o leitor de código de barras ou não, habitue-se a usar as teclas de atalho, isso vai evitar cliques desnecessários e maior velocidade no atendimento

4. Exemplo Prático

pdv labchecard

Veja acima um modelo de PDV personalizado como sugestão, mas lembre-se você deve configurar seu perfil de acordo com sua necessidade e um vídeo demonstrando o funcionamento de um caixa personalizado com as dicas deste artigo. Se você tem outras sugestões de layout e dicas para melhorar o tempo de atendimento, posta nos comentários e compartilha com a comunidade LancheCard.

×

Olá!

Clique em um dos nossos representantes para iniciar um chat pelo WhatsApp

×