Blog das Cantinas

5 Dicas para aumentar os lucros de uma cantina escolar terceirizada

Atualizado em 30/06/2021 352 Visualizações

Você sabia que é possível aumentar os lucros de sua cantina escolar sem muito esforço? A maioria das pessoas investe muito dinheiro para isso, sendo que, na verdade, pequenos detalhes já melhoram o desempenho do negócio.

Quando pensamos em cantina escolar, temos que entender esse universo: há os pais, a escola, os alunos e a cantina. Ou seja, uma ação inteligente precisa atingir essas quatro esferas.

A grande questão é: como fazer isso de maneira eficiente?

Como você deve imaginar, a resposta varia de acordo com o caso, mas há um caminho para o sucesso, que resumimos aqui em 5 dicas.

Não deixe de ler até o final!

Aumentar lucros de uma cantina escolar

1. Deixe sua cantina atrativa

A verdade é que sua cantina escolar precisa ser atrativa para os alunos. Ou seja, as cadeiras, mesas, design, produtos e assim por diante precisam estar alinhados com o desejo deles.

Se as cadeiras forem desconfortáveis, por exemplo, elas podem causar uma experiência ruim. Isso pode até mesmo influenciar na decisão dos alunos de comer em sua cantina. Talvez, para ele, levar um lanche de casa seja melhor.

2. Trabalhe o marketing do ambiente

Sua cantina oferece comidas e bebidas, portanto ela deve ser trabalhada para explicitar isso.

Note que alguns banners no ambiente fazem toda diferença - e custam bem pouco, dado o retorno que oferecem.

Um banner de cachorro quente pode influenciar a decisão de compra dos alunos. Da mesma forma, os cartazes da Coca Cola são ainda mais bonitos quando estamos precisando de um refresco.

Em linhas gerais, deixe claro quais produtos são oferecidos em sua cantina. Essa pequena alteração faz uma grande diferença no fim do mês.

Preparamos um outro artigo sobre Como Melhorar o Relacionamento entre Cantinas e Pais com o Instagram que vai te mostrar dicas práticas de como aperfeiçoar o marketing da cantina com o uso das redes sociais.

3. Tenha colaboradores simpáticos

Agora vamos falar de um assunto sério: os colaboradores da cantina.

Além de receberem o mesmo salário dos mal-humorados, os bem-humorados conseguem aumentar os lucros de sua cantina escolar. Afinal, a decisão de compra é extremamente afetada pela afinidade que se tem com o vendedor.

Esse é o segredo.

Se seus colaboradores fizerem vários amigos entre os alunos, com certeza esses alunos vão comer na cantina sempre. É por isso que escolher bem quem vai trabalhar com você é vital para sua cantina.

Ebook
4 Passos para Montar uma Cantina de Sucesso

Informe seu email ao lado para receber este E-book com 4 dicas imperdíveis para garantir o sucesso da sua cantina

4. Ajude os pais na hora da conta

Nem sempre os pais possuem dinheiro trocado para dar aos filhos. Dessa forma, eles são obrigados a deixar o filho sem alimento, ou colocar algo de casa em sua mochila.

Uma maneira fácil de solucionar esse problema é através de cartões consumo.

Para facilitar o dia a dia e o atendimento na cantina, existe o LancheCard, um sistema criado especificamente para cantinas escolares que busca solucionar todos os entraves entre a relação cantinas - escolas - pais e alunos.

No caso, o LancheCard permite aos pais realizarem recargas no cartão através de PIX e transferências bancárias. Da mesma forma, eles podem limitar o gasto diário, e até ver o histórico de consumo dos filhos pelo App do cartão.

5. Evite aglomeração ao usar agendamento

Por fim, as aglomerações estão proibidas e são mal vistas em todos os lugares. É provável que muitos alunos parem de frequentar sua cantina, caso haja aglomeração.

Para resolver esse problema, mais uma vez o LancheCard tem a resposta: pedidos de agendamento no App.

Assim você consegue lucros maiores, ajuda a manter os alunos seguros e até beneficia a escola!