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3 Dicas para melhorar o atendimento da cantina escolar

Atualizado em 21/09/2021 70 Visualizações

Atender dezenas e até centenas de clientes em cerca de 20 minutos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando os clientes são crianças indecisas e adolescentes eufóricos.

Muitas cantinas acabam perdendo receita porque não conseguem atender todos os alunos em tempo hábil. As restrições causadas pela pandemia têm agravado ainda mais a situação já que os alunos não podem se aglomerar nas filas da cantina.

Se este é um desafio presente no seu cotidiano então não deixe de ler este artigo até o final.

Dicas de atendimento para cantina escolar

Como em todo negócio, a qualidade do atendimento ao cliente é um ponto muito importante para o sucesso operacional e financeiro da empresa e com a cantina escolar não é diferente, por isso vamos listar aqui algumas dicas de atendimento ao cliente na cantina escolar, sempre com foco na redução de filas e agilidade no atendimento.

1. Disponibilize uma forma de compra antecipada

É isso mesmo. É uma questão de matemática básica. Aceite que a hora do recreio é muito pequena para atender todos os alunos independente dos artifícios que você usar, mas por outro lado, quem disse que você só pode vender na hora do recreio?

Imagina abrir a cantina pela manhã e já ter um relatório com todos os lanches que você precisa entregar. Agora imagina que em quanto os alunos estão na sala de aula os atendentes podem ir separando os lanches que já foram comprados e deixando tudo pronto para que na hora do recreio seja feita apenas a entrega. A compra antecipada é a melhor estratégia para diminuir as filas no seu balcão. Todos ganham, principalmente você.

Hoje há diversas formas de realizar de realizar essas compras antecipadas, desde as mais simples como formulários do Google Forms, como o LancheCard que é uma ferramenta projetada exclusivamente para o uso em cantinas escolares e que trazem inúmeros benefícios.

2. Descentralize o atendimento ao cliente na sua cantina escolar

É verdade que mesmo permitindo a compra antecipada, muitos alunos não querem perder a liberdade de escolher o seu lanche na hora, por isso é importante que você tenha várias frentes de atendimento, e aqui mais uma vez a tecnologia pode ajudar sua operação.

Existem muitas formas de descentralizar o atendimento, algumas mais caras como totens de autoatendimento que descentralizam as filas do balcão, mas em contrapartida criam filas em outros pontos do colégio, e outras mais baratas e inteligentes como o app de compra do lanche.

Com um app de compra do lanche o atendimento ao cliente da sua cantina escolar se torna muito mais rápido, pois o aluno pode fazer o pedido direto da sala de aula, ou quando se direciona para a cantina e ao chegar no balcão basta fazer a retirada do lanche. Aqui mais uma vez o LancheCard pode até ajudar, pois com o app LancheCard os alunos podem fazer os pedidos direto da sala de aula, sem filas, nem aglomerações.

Com LancheCard você recebe pedidos pelo app, controla estoque e vendas e ainda recebe antes de vender com a conta digital pré-paga, tudo isso com seu celular.

3. Acabe com uso de dinheiro de papel

Nessa terceira dica deixo aqui uma tendência nacional. Acabe com o uso de dinheiro vivo na cantina. Há vários motivos para isso:

  • Papel é um vetor de contaminação da COVID-19, e tudo que você não precisa é ter que fechar a cantina porque um colaborador testou positivo.
  • O atendente perde de 15 a 20 segundos, por atendimento, contando e passando troco. Agora multiplique isso por centenas de alunos e veja quanto tempo está perdendo.
  • Os pais não se sentem seguros ao enviar dinheiro por seus filhos para o lanche, até porque muitos pais também praticamente não usam mais dinheiro de papel.

Nossa dica aqui para melhorar o atendimento do cliente na sua cantina escolar é usar a conta digital e o cartão consumo. Os pais inserem créditos nas contas digitais dos alunos e mesmos compram na cantina com o cartão consumo. À medida que vão comprando, os créditos são abatidos.

A vantagem para cantina, além de receber o valor da venda antecipado, é que o atendimento é muito mais rápido, pois basta passar o cartão no leitor que o aluno já é identificado e a venda realizada

Sua cantina pode implementar um ou outro meio de atendimento, mas se aderir a venda antecipada, venda por aplicativo e conta digital com cartão consumo com certeza alcançará ótimos resultados.