Blog das Cantinas

Cantina escolar: 5 dicas para melhorar a produtividade

Atualizado em 31/07/2021 247 Visualizações

Aumentar a produtividade da cantina escolar requer muita atenção aos detalhes. Afinal, apenas implementar algumas check lists já impacta no faturamento de seu negócio.

Está certo que produtividade tem a ver com produção. No entanto, quando olhamos para uma cantina de escola, até mesmo os meios de pagamento importam.

De fato, só se produz se houver demanda - por isso você deve focar em criá-la.

Neste post, vamos apresentar 5 dicas simples para ter uma cantina produtiva e com mais resultados, sem grandes esforços. .

Leia até o final!

Dicas para cantina escolar

1. Trabalhe com listas em sua cantina escolar

Para ser mais produtivo, sua cantina escolar precisa ser eficiente. No entanto, isso não é tão simples quanto parece: é comum esquecermos de itens durante a compra semanal, ou até mesmo detalhes de procedimentos.

Uma maneira de se esquivar desses atrasos é trabalhando com lista. Para isso, veja quais são os procedimentos fundamentais dentro de seu negócio, e faça um check list para cada procedimento.

Você vai adorar os resultados!

2. Use a tecnologia a seu favor

A tecnologia se expande muito rapidamente nos dias de hoje. Embora haja centenas de distrações na internet, também há muitas ferramentas interessantes. Uma dessas ferramentas, por exemplo, é o LancheCard.

O LancheCard é o maior e mais completo sistema para cantinas escolares e lhe ajuda a gerir sua cantina de forma eficiente, especialmente por possibilitar que os pais façam o pedido do lanche em casa pelo aplicativo ou os alunos comprem direto da sala de aula.

Além disso, todos os alunos possuem uma conta digital onde os pais colocam créditos e a medida que o aluno vai comprando, os créditos vão sendo abatidos. Isso significa que você recebe antes de vender, antecipando a sua receita e acabando com a inadimplência na cantina.

Com LancheCard você recebe pedidos pelo app, controla estoque e vendas e ainda recebe antes de vender com a conta digital pré-paga, tudo isso com seu celular.

Todo mundo sai beneficiado quando sua cantina usa essa tecnologia!

3. Deixe a cozinha organizada

Se sua cantina produz os alimentos no próprio estabelecimento - ou faz o manuseio no local -, com certeza você precisa manter a cozinha organizada.

A ideia dessa dica é a mesma de trabalhar com listas: você impede perder tempo com atrasos bobos, aumentando sua produtividade.

Fomente uma cultura de cuidado com os itens da cozinha.

Após usar um utensílio, lavá-lo e secá-lo logo em seguida pode ser uma ótima estratégia - ou fazer isso uma vez ao dia, se o item for de uso recorrente.

4. Mantenha a cantina escolar limpa

Na seção anterior, falamos sobre manter a cozinha organizada. No caso, a limpeza da cozinha evita atrasos na produção de alimentos. Porém, você também deve ficar atento à limpeza do estabelecimento, de maneira geral.

Tenha uma política de higienização rígida em sua cantina. Cuide para que nenhuma mesa fique suja por muito tempo, dado que isso tem relação com o consumo no local.

5. Otimize a divulgação de seus produtos

Por fim, uma maneira de melhorar a produtividade de sua cantina escolar é por meio da divulgação. Afinal, se os alunos não sabem o que você vende, alguns produtos serão esquecidos.

Trabalhe com cardápios ou com banners em sua cantina. Da mesma forma, aproveite a tecnologia para fazer a divulgação.

Viu como algumas mudanças simples podem otimizar sua cantina escolar? Não deixe de colocar essas dicas em prática!