Como trabalhar em uma cantina escolar?

Os funcionários são uma peça chave da engrenagem de uma cantina escolar, pois nenhuma terá condições de fornecer uma estrutura capaz de atender todos os alunos de uma escola nos breves minutos dedicados ao intervalo.

Logo, é necessário contar com pessoas treinadas e experientes para lidar com o público, em gerenciar diversos pedidos e saber lidar com pressão.

Pois por mais rápido e competente que seja o cantineiro, jamais conseguirá dar conta de tudo sozinho. Fora o público a atender, é necessário preparar os lanches e cuidar do caixa.

Ou seja, um cantineiro para prosperar precisa de colaboradores e precisa ser certeiro em suas escolhas.

Afinal, uma má decisão em relação aos ajudantes pode comprometer o faturamento e a reputação do negócio.

Se os funcionários não derem conta do pequeno caos da hora do intervalo, afastará possíveis clientes que optarão por opções próximas nas cercanias.

Conta ainda que colaboradores de cantina escolar não se limitam apenas ao atendimento aos alunos. Eles também devem exercer funções na cozinha e ajudar na organização do ambiente de trabalho.

Portanto, cantineiros necessitam de apoio em praticamente todas as fases do seu negócio, justificando critérios de seleção rigorosos.

Uma peça destoante pode repercutir em todos os setores da empresa e causar danos profundos na operacionalidade do negócio.

A seguir listamos quis são os predicados mais requisitados por cantineiros para contratar colaboradores e explicaremos quais são os meios para pleitear uma vaga. Acompanhe.

Os principais requisitos para trabalhar em cantina escolar

Traquejo para lidar com o público, agilidade de raciocínio, destreza na cozinha e argúcia em funções administrativas. Ainda conta como diferencial familiaridade com sistemas de gerenciamento.

Nos próximos tópicos, fornecemos mais detalhes sobre esses requisitos. Prossiga na leitura!

Experiência com atendimento ao público

Não é obrigatório que tenha experiência em carteira na função de atendimento ao público, mas é necessário que apresente meios de se comprovar a experiência. É um dos principais requisitos para se trabalhar em uma cantina escolar.

Um dos momentos que mais se exige dos colaboradores é a hora do intervalo. Hora que ocorre uma sobrecarga de pedidos de alunos desesperados em garantir o seu lanche antes do sinal do retorno a classe.

Agilidade para atender o máximo possível de alunos é fundamental para o faturamento no final do mês, assim como a precisão para anotar os pedidos e distribuí-los corretamente sem fazer confusão e ocasionar perda de tempo.

A experiência também é requisitada para reduzir o risco de se contratar pessoas que não suportem o ritmo ou se mostrem inadequadas para o cargo.

O controle emocional é um dos predicados necessários para lidar com público, pois é preciso, além de atender aos pedidos, prestar um bom atendimento, ser receptivo, gentil, afável; causar uma boa impressão, fazer os clientes se sentirem bem acolhidos.

Colocar uma pessoa sem experiência para o atendimento é um tremendo risco que pode gerar consequências desagradáveis para o negócio. Por isso, a questão da experiência é tão importante.

Conhecimentos e habilidades na cozinha

Sua função não será a de cozinheira(o), mas apresentar conhecimentos, habilidades na cozinha conta como um diferencial. Os colaboradores de cantina escolar inevitavelmente terão que prestar algum suporte no setor.

Seja no preparo finais dos lanches, seja no preparo efetivo de alguns alimentos. O fluxo em cantina escolar costuma ser muito grande e as cozinheiras podem ficar sobrecarregadas e necessitar de apoio.

E quando um dos cozinheiros faltar? A cozinha ficará inoperante? Um cantineiro pensa nessas situações quando avalia candidatos para trabalhar na sua cantina.

Quem apresenta experiência e habilidades na cozinha ganha pontos, pois pode crescer na empresa e contribuir em situações críticas.

Prática em limpeza geral

Outro requisito para trabalhar em cantina escolar é ter prática com tarefas diárias de limpeza para manter o local organizado e limpo.

Apesar do maior pico de atendimento ser nos horários de intervalos das aulas, a cantina se mantém operante durante todo o período de aula.

Isso significa que estará exposta por horas a fio, seus lanches, expositores, cardápios e sua organização ou desorganização. A cantina ser flagrada em pé de guerra por alunos e professores causa uma péssima impressão e pode repercutir na imagem da cantina por toda a escola.

Por isso, é de suma importância manter a cantina em bom estado e os colaboradores são essenciais para arrumar a casa em curto espaço de tempo.

Organizar o estoque

Outra das funções de um colaborador de uma cantina escolar é cuidar em manter o controle dos estoques. Isto é, verificar quais produtos estão por acabar e calcular o tempo para que os outros se esgotem.

O funcionário da cantina também poderá ser encarregado de controlar as compras, conferir se o que está sendo entregue pelos fornecedores de fato corresponde ao acordado.

Familiaridade com sistemas de gestão

Com o desenvolvimento tecnológico, vários setores que antes operavam com processos fundamentalmente analógicos foram impactados com soluções inovadoras. Soluções que agregaram a qualidade do atendimento.

Com o segmento de cantina escolar, não foi diferente. Sistemas como o LancheCard facilitaram diversas tarefas da rotina da cantina escolar.

Por este sistema de gerenciamento é possível, por exemplo, receber pedidos online, receber pagamentos online, monitorar o estoque e os pedidos realizados com os fornecedores.

Apesar de o programa ser de navegação leve e intuitiva, requer familiaridade com sistemas de gestão por parte do colaborador para usá-lo da maneira mais correta possível.

O candidato que apresenta essa competência certamente se destaca e se aproxima de conquistar a vaga.

Como trabalhar em uma cantina escolar?

É fundamental ficar atento a oportunidades, mas não esperar que caia do céu. Pró-atividade conta muito. Cadastre-se em sites de emprego e configure alerta de vagas nas regiões de sua preferência relacionadas ao segmento de cantina escolar.

Também pesquise entre as cantinas do seu raio de alcance se elas estão a procura de novos colaboradores. Mesmo que não estejam, leve um currículo para ser inserido no banco de dados. Uma oportunidade pode surgir quando menos se espera.

Gostou deste conteúdo sobre como trabalhar em cantina escolar? Então curta, compartilhe, avalie. O seu apoio é muito importante para o nosso trabalho.

Tags cantina da escolacantina de escolacantina de escola particularcantina escolacantina escolarcardapio cantina escolarcardapio de cantina escolarlanchecardlanches para vender na escolalanchonete escolartrabalhar em cantina
Categoria(s):

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *